Agenda

Beyond Experience (MIND): Workshop Sobre Integração Psicadélica (*ADIADO*)

O curso Beyond Experience, que vai no seu terceiro ano de existência, é uma das mais originais ofertas formativas da prestigiada MIND Foundation, da Alemanha. É a primeira vez que o workshop é ministrado em Portugal, e é destinado a todos quantos se interessam por retirar o maior benefício da experiência psicadélica, ou auxiliar outros nesse processo. Trata-se de uma curso imersivo de 5 dias, em grupo e num ambiente natural, incluindo uma componente teórica – baseada na popular Acceptance and Commitment Therapy ou ACT – e várias práticas experienciais, como a escrita automática, os estados de transe (por exemplo, através da dança), o uso de hipnoterapia e a meditação mindfulness. O tema central do curso é o aprofundamento do processo de integração associado às experiências psicadélicas.

Na sua apresentação, o curso é descrito como um processo para desenvolver a auto-consciência, através do ensino de um conjunto abrangente de métodos que ajudam a lidar com estados alternativos de consciência. Na página do evento lê-se que um tratamento bem-sucedido de tais estados pode ser chamado de “integração”. A integração é um processo de aprendizagem com experiências extraordinárias. Essas experiências podem ter um caráter positivo e fácil de aceitar (por exemplo, a experiência de estar ligado à natureza circundante) ou representar um desafio por meio de sua estranheza e intensidade emocional (por exemplo, no trauma). No entanto, também entendemos a integração como uma atitude baseada em valores com a qual abordamos essas experiências – sejam elas espontâneas, desencadeadas por substâncias psicadélicas, ou por métodos não farmacológicos como a respiração.”

David Heuer e Helen Sproat são os responsáveis pelo workshop, cujas informações detalhadas e custo estão disponíveis online.

Helen Sprout e David Heuer

Vale de Moses, onde decorre este curso, é uma estância de Turismo Rural conhecida por organizar retiros de ioga, situada em em Oleiros, na Beira Baixa, distrito de Castelo Branco.

Deixe um comentário