Guia para Testemunhos com Uso de Psicadélicos

Em nome do SafeJourney, muito obrigad@ por aceitar partilhar a sua história e, através dela, ajudar a desmistificar o uso consciente de substâncias psicadélicas.

A partilha, na primeira pessoa, de histórias de transformação, “cura”, passagem, descoberta, ou da vivência de momentos significativos é um veículo poderoso para ilustrar os potenciais benefícios e minimizar os eventuais riscos da utilização destas ferramentas.

Este guia tem como objetivo orientar a construção do seu testemunho. Pode partilhar anonimamente a sua história – mencionando apenas a sua idade atual e género – ou incluir o seu nome e fotografia ao testemunho, de forma a potenciar o seu impacto. Por favor envie as seguintes informações para: geral@safejourney.pt  

  • Nome, real ou pseudónimo (se optar pelo anonimato).
  • Idade no momento em que aconteceu a experiência relatada (no texto pode revelar a sua idade atual, se lhe parecer relevante).
  • Fotografia, para colocar no título do testemunho, junto ao nome e à idade (ver exemplos no website. No caso de ser uma fotografia que não mostre a sua cara, a fotografia pode remeter para a própria experiência (ex., local genérico onde aconteceu, substância que utilizou) ou algo relacionado.
  • Texto (ver em baixo)
  • Fotos da sua experiência, para incluir ao longo do texto, ou mesmo um vídeo (opcional, em ambos os casos).

GUIA PARA O TEXTO PRINCIPAL DO TESTEMUNHO

  1. SEGURANÇA E PRIVACIDADE

  2. Não mencionar a data e o local onde decorreu a experiência, nem a quantidade consumida.
  3. Não mencionar nomes de pessoas, centros ou facilitadores.
  4. Evitar depoimentos que possam sugerir que tem ou teve na sua posse substâncias ilegais.
  5. Ser explícito quanto à substância e quantidades que ingeriu, mas mencionar apenas a quantidade da substância que foi ingerida por si.
  6. Caso seja um facilitador de experiências com psicadélicos pedimos que fale apenas da sua experiência pessoal e não do seu trabalho, pois o objetivo é a partilha das histórias de cada um e o nosso site não irá divulgar serviços prestados com este tipo de substâncias.
  7. Ter em conta que admitir uma conduta ilegal ou socialmente estigmatizada, pela sua parte ou por terceiros, pode, entre outras consequências eventuais: (a) causar problemas na regularização de situações de imigração; (b) ser usado em processos legais; (c) interferir com serviços de assistência social; (d) pôr em causa o seu emprego.

Nota importante: Em Portugal, embora possa ser considerada uma contraordenação e dar origem a um processo de acompanhamento pelas autoridades de saúde, a posse em pequena escala e o consumo individual de qualquer substância psicoativa não são passíveis de processo criminal.

  1. SUGESTÕES PARA PARTILHAR A SUA HISTÓRIA

  2. Ser responsável. Os psicadélicos não são uma solução rápida e milagrosa para todos os problemas. Não se esqueça de partilhar algo sobre a sua preparação prévia e, sobretudo, sobre a integração da experiência, demonstrando que se tratou de um processo consciente e que teve continuidade após a experiência.
  3. Enraizar bem a história. Foque-se nas lições aprendidas através da experiência, no poder de “cura” ou de transformação, e de que forma a experiência mudou a sua vida. Não tenha receio de partilhar pormenores pessoais, se se sentir confortável para tal.
  4. Dar estrutura. Contar uma história com princípio, meio e fim, através de um texto inspirado, uma pintura ou um vídeo pessoal. Pode dar asas à sua criatividade para tornar o testemunho mais apelativo.
  5. Não recomendar a toma de psicadélicos a outras pessoas. Estas substâncias não são para todas as pessoas e, para algumas, podem não ser seguras.
  6. Evitar comentários que não tenham diretamente a ver com a sua experiência, como visões políticas ou outras opiniões com relevância social, assim como conselhos ou sugestões. Cada experiência é única e pessoal.

Os responsáveis do SafeJourney poderão sugerir que altere o seu testemunho, previamente à sua publicação, tendo em conta as indicações anteriores, ou outras considerações que pareçam justificar-se.

O vídeo em baixo, da responsabilidade do projeto ThankYouPlantMedicine, fornece mais sugestões para produzir um testemunho público eficaz e seguro.

How to Come Out for #ThankYouPlantMedicine

DAR O SEU TESTEMUNHO DEVE SER UMA DECISÃO REFLETIDA E CONSCIENTE. 

NÃO HESITE EM TORNÁ-LO TÃO PESSOAL E SINCERO QUANTO POSSÍVEL.

OBRIGADO!

Esta página foi inspirada em documentos originalmente produzidos pelo projeto ThankYouPlantMedicine, parceiro do SafeJourney. No respetivo website poderá também encontrar inúmeros testemunhos deste tipo que podem ser informativos e inspiradores. Mais testemunhos pessoais na página do Observatório do Synthesis Institute.