Ciência

Psicadélicos e Saúde: Para Além da Depressão e Stress Pós-Traumático

O uso da psilocibina para tratar a depressão e do MDMA para a perturbação de stress pós-traumático (PSPT) recebe uma grande parte da atenção mediática dedicada ao potencial das terapias assistidas por psicadélicos na saúde mental. É expectável que em 2024, ambas possam ser aprovadas como medicinas pela FDA norte-americana, para aquelas duas doenças. Contudo, os psicadélicos estão a ser investigados para um número crescente de outras condições relacionadas com a saúde – e não apenas na saúde mental. Um novo artigo publicado na Lucid News dá conta destes avanços.

Ensaios clínicos na área da ciência dos psicadélicos (tabela regularmente atualizada no artigo original).

Um olhar rápido pela tabela em cima, cortesia da newsletter Blossom, é suficiente para descrever a enorme extensão da investigação atual com psicadélicos, considerando apenas ensaios clínicos registados e também alguns ensaios por parte da indústria (ver legenda para mais detalhes). Isto significa que não estão incluídos outros tipos de estudos e respetivos temas, por exemplo estudos na área das neurociências, estudos em contextos naturalísticos (no terreno) ou estudos populacionais.

Para além da depressão, ansiedade, PSPT e adições, o artigo de Floris Wolswijk destaca ainda o tratamento da fibromialgia, das enxaquecas e doenças relacionadas (p.ex., cefaleias em salvas), dos distúrbios alimentares (como a Anorexia Nervosa), e da Perturbação Obsessivo-Compulsiva como áreas onde se podem esperar desenvolvimentos próximos relevantes.

Deixe um comentário