“As experiências induzidas por doses não triviais de substâncias psicadélicas transcendem a normalidade de uma forma muitas vezes marcante, incomparável, indescritível. Transportam a mente humana, e também os sentidos, para lugares deslumbrantes ou inóspitos, inesperados ou inevitáveis, indecifráveis ou dolorosamente familiares embora perdidos nos mil atalhos da memória. Podem ser experiências sem tempo, sem lugar, sem fronteiras, sem limites. Sem sujeito, sem objeto e sem uma linguagem que se reconheça ou faça sentido. Sem aparente início, sem rumo e sem um fim à vista. Viagens na mais triste solidão ou em total comunhão com o cosmos — em pure bliss.”
Este é o início do livro “Psicadélicos – Em Português”, um curto ensaio com informação atual sobre alguns dos principais tópicos relacionados com as substâncias psicadélicas e com a sua utilização em diferentes contextos. Pedro Teixeira é professor na Universidade de Lisboa – Faculdade de Motricidade Humana, onde investiga este tema, e é o fundador do projeto SafeJourney. Escreveu o primeiro artigo jornalístico de fundo sobre psicadélicos em Portugal, publicado no jornal Público em 2019 e desde então participa regularmente em podcasts e eventos públicos acerca deste tópico. Este é o seu primeiro livro sobre psicadélicos e está disponível nas principais livrarias e na livraria online da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Conteúdos do Livro
INTRODUÇÃO – SETTING: Contexto Social e Histórico
- Psicadélicos em português?
- Por que se fala tanto de psicadélicos atualmente?
- Porque tantos (e também o autor) nunca haviam prestado atenção?
- O que levou à proibição destas substâncias?
- O uso de psicadélicos começou no século XX?
PREPARAÇÃO – O MIND(SET): Motivos, Expetativas e Práticas Seguras
- A decisão de experimentar psicadélicos
- Uso seguro, redução de riscos e boas práticas
- Bad trips e outras coisas a evitar
- Os «festivais psicadélicos»
- Intenção e preparação
DOSAGEM: Substâncias, Doses e Experiências
- Mas o que é um psicadélico?
- As substâncias psicadélicas
- A viagem psicadélica
- A integração da experiência psicadélica
EFEITOS: Ciência, Medicina e (Psico)Terapia
- Efeitos dos psicadélicos na saúde
- A medicina assistida por psicadélicos
- Terapia, psicoterapia e efeitos terapêuticos (sem terapia)
- A microdosagem
INTEGRAÇÃO: Perspetiva Global e Avanços Recentes
- Utilizadores mais informados e mais exigentes
- Os retiros psicadélicos
- Situação legal e os casos especiais do Oregon e Colorado
- O estigma da «droga» e os testemunhos pessoais
- Renascença ou iluminismo (capitalista) psicadélico?
- Find the Others: psicadélicos em comunidade
- Uso recreativo ou re-criativo?
CONCLUSÃO – AFTERGLOW
- Já não está a bater?
- Saber mais
“… a experiência psicadélica tem atraído e inspirado mas também assustado e afugentado milhares de pessoas em todo o mundo, sobretudo desde que surgiram os seus primeiros relatos escritos no Ocidente, no início do século XX. Desde então, as experiências psicadélicas e os seus efeitos são temas estudados e discutidos em áreas tão diferentes como as da ecologia e da vida em comunidade; da política, da justiça, da autonomia e da liberdade individual (e.g. a liberdade de explorar a própria consciência); da saúde e da doença, física e mental; da evolução e do funcionamento do cérebro humano; da arte e da criatividade; do misticismo, do esoterismo e da espiritualidade; do dilema da morte e da própria natureza da consciência humana, tida por muitos como a última fronteira do conhecimento.”
(excerto do livro)
(Tabela incompleta, versão integral no livro)
“é para o cidadão comum que este livro foi escrito. Mais especificamente para adultos (e talvez alguns adolescentes) curiosos e interessados no tema, mas ainda pouco ou mal informados sobre ele. Pessoas que, provavelmente, até há pouco tempo subscreviam a asserção genérica de que todas as drogas são perigosas para a saúde, provavelmente aditivas e, por isso, para serem mantidas à distância. Este pequeno ensaio pretende contrariar esta visão e oferecer uma perspetiva mais atual e positiva, embora factual e realista, sobre esta classe particular de drogas. Está escrito em linguagem não técnica e pretende-se que contenha o essencial, e não muito mais que o essencial, para todos os que entram de fresco no tema.
(excerto do livro)
O livro está disponível nas principais livrarias e na livraria online da Fundação Francisco Manuel dos Santos, em versão física e como e-book.