O livro “Psicadélicos: Um Guia Completo Sobre as Substâncias Revolucionárias Que Podem Mudar a Sua Vida”, do Professor David Nutt, já está disponível em Portugal. Este livro é um compêndio muito relevante sobre a ciência dos psicadélicos e seu impacto potencial na saúde mental. Após cinquenta anos de proibição e criminalização, a ciência contemporânea revela que, quando utilizados de forma segura e ética, os psicadélicos podem ser tratamentos eficazes para condições como depressão, perturbação por stress pós traumático, distúrbios alimentares, dependência e dor crónica. Este livro providencia informações baseadas em evidências sobre substâncias como MDMA, ayahuasca, cogumelos mágicos, LSD e cetamina, esclarecendo o potencial revolucionário dos psicadélicos na medicina psiquiátrica e neurociência.
David Nutt é um neuropsicofarmacologista britânico, professor na Imperial College London e ex-presidente da European Brain Council. Conhecido pela sua investigação sobre os efeitos de drogas no cérebro e pela defesa de políticas de drogas baseadas em evidências, Nutt foi destituído de seu cargo no Conselho Consultivo sobre o Abuso de Drogas do governo britânico em 2009, após controvérsias relacionadas às suas opiniões sobre a classificação de substâncias como o ecstasy e o LSD.
Em entrevista concedida ao jornal britânico “The Standard” , o investigador defende a legalização de psicadélicos para tratamentos de saúde mental, comparando o negar o acesso a essas substâncias com a recusa da vacina contra a Covid. Nutt destaca os avanços da investigação, como a terapia com MDMA e psilocibina para PTSD e depressão, e critica a lentidão no Reino Unido em adotar políticas mais progressistas. Ele também defende a descriminalização das drogas, citando exemplos de sucesso de países como Portugal e a Holanda.