Ciência

POPLAR: Nova Investigação Científica Sobre as Leis dos Psicadélicos

O futuro do acesso a terapias e experiências com uso de psicadélicos será em boa parte determinado pelo enquadramento legal que os países escolherem adotar nesta matéria nos próximos anos. A chamada “guerra às drogas” está previsivelmente no final do seu curso em todo o mundo, e o forte ressurgir do interesse nos psicadélicos tem destacado, ainda mais, as suas limitações e efeitos perversos.

As questões na ordem do dia incluem temas como o (ab)uso de patentes e propriedade intelectual, o processo de descriminalização do consumo individual, a regulação de contextos de uso terapêutico (ou com outras finalidades), ou os direitos de grupos indígenas que usam psicadélicos há muitas gerações. O Project on Psychedelics Law and Regulation é a primeira iniciativa académica inteiramente dedicada a explorar estas temáticas.

O POPLAR vai estar focado na promoção da segurança, inovação e equidade na área da investigação psicadélica, na sua comercialização e nas terapias associadas. Inclui as seguintes áreas de especialização:

  • Ética na investigação e na terapia psicadélicas
  • Desafios na interseção dos psicadélicos como o direito de propriedade intelectual
  • Oportunidades para apoio governamental (público) à investigação com psicadélicos
  • Acesso a terapias psicadélicas e equidade nas indústrias psicadélicas emergentes
  • O papel dos psicadélicos no tratamento do trauma

De acordo com o seu website, a equipa de investigadores do POPLAR “trabalhará estas questões através de publicações científicas originais; organizando eventos científicos e mesas redondas com especialistas da indústria, dos governos e da academia; educando tribunais, legisladores, agências governamentais e o público; estabelecendo parcerias com investigadores clínicos para os ajudar a superar obstáculos legais e éticos no seu trabalho; e formando a próxima geração de líderes de opinião e pensamento neste campo emergente”.

O projeto foi financiado por Tim Ferriss e Matt Mullenweg (co-fundador do WordPress). Citado no artigo de Sheyla Love, na Vice, Ferriss comentou que “neste momento, os ‘bons atores’ nesta área estão com uma mão atada atrás das costas, enquanto os maus não têm grandes limites à sua atuação”. Ferriss acredita que a legislação dos próximos 1-3 anos será determinante para o evoluir deste ecossistema e que organizações situadas fora do sistema privado terão um papel essencial, especialmente se forem credíveis, se tiverem massa crítica de abrangência na seu âmbito, e se tiverem os recursos adequados.  

Deixe um comentário