Ciência

Projeto ‘Coming Home’ Estuda Experiências Difíceis e a Sua Integração

Numa altura em que um número crescente de pessoas procura, através de experiências psicadélicas, respostas para problemas e perguntas em aberto na sua vida, é importante avaliar não apenas o seu potencial mas também os seus riscos e dificuldades. Vários indicadores mostram que uma reduzida (mas não desprezível) percentagem de utilizadores de psicadélicos reporta dificuldades, maioritariamente de natureza psicológica, no processo de integração da sua experiência e no regresso à vida quotidiana. Apesar do conceito de “integração” ser hoje bastante discutido, a ciência psicadélica e as discussões sobre medicina e psicoterapia assistida por psicadélicos têm prestado uma atenção ao potencial dos psicadélicos comparativamente superior face aos seus riscos e segurança. Este é o ponto de partida de um novo projeto denominado Coming Home (Regresso a Casa) – Projeto de Investigação Sobre Experiências Psicadélicas Desafiantes.

O projeto tem origem numa fundação sem fins lucrativos constituída por uma equipa de investigadores / autores reconhecidos na área da ciência dos psicadélicos, liderada por Jules Evans, escrito e filósofo com um interesse particular sobre filosofia e cultura dos estados alterados de consciência. É um projeto inovador ao integrar não só investigação científica tradicional como também o desenvolvimento de protocolos e recursos de apoio à integração psicadélica, bem como o lançamento de um Centro de Integração de Experiências de Êxtase (Center for Ecstatic Integration). Para além de um website dedicado, inclui também a publicação de uma Newsletter quinzenal.

Equipa do projeto.

Neste momento, o projeto procura participantes para o seu primeiro estudo, com base num inquérito sobre experiências desafiantes e estratégias de integração em utilizadores de psicadélicos. O objetivo é obter, até 30 de novembro de 2022, uma amostra de 1000 participantes em todo o mundo. Este estudo será complementado com entrevistas e respetiva investigação qualitativa com um grupo mais reduzido de utilizadores. O inquérito inclui uma versão em Português que pode ser acedida através deste LINK – para participar é necessário ter mais que 18 anos e ter tido uma experiência psicadélica que tenha resultado em dificuldades que duraram mais do que um dia. Um objetivo paralelo ao estudo populacional e entrevistas será a construção de uma taxonomia de experiências difíceis associada a uma lista de estratégias de integração.

O primeiro objetivo do projeto: um estudo científico que vai caracterizar experiências difíceis em utilizadores em todo o mundo.

Deixe um comentário