Ciência

Fundo ‘Roland R. Griffiths’ Promove Investigação Psicadélica Pioneira

Roland Griffiths, académico com mais de 50 anos de experiência de investigação em psicofarmacologia e diretor do Centro Johns Hopkins para a Investigação sobre os Psicadélicos e a Consciência, divulgou recentemente o seu diagnóstico de cancro de Estadio IV. Na sequência deste evento dramático, Griffiths avançou com a criação de um fundo para uma cátedra dedicada ao avanço do conhecimento científico sobre o potencial da experiência psicadélica para além da utilização terapêutica. Segundo o criador do fundo, a expansão da investigação rigorosa a outras dimensões humanas potenciadas por estas experiências, como o bem-estar psicológico, a espiritualidade secular, ou os comportamentos pró-sociais, será um foco vital da investigação futura nesta área.

Premir na imagem para entrar no website.

Reconhecido como uma personalidade central no “renascimento psicadélico”, Roland Griffiths fundamenta a sua decisão na evidência científica atual, de que a experiência psicadélica pode ocasionar um despertar de uma sensibilidade espiritual (mesmo que não religiosa) e de uma visão de mundo mais abrangente e compassiva, em que os seres humanos se sentem unidos numa jornada comum, declarando que: “Embora possa soar como exagerado, eu verdadeiramente acredito que esta linha de investigação pode ser crucial para a sobrevivência da nossa espécie”. Foram recentemente publicados dois episódios em Podcast em que o investigador fala sobre esta sua iniciativa e sobre como os estados de expansão da consciência o ajudam pessoalmente a gerir o atual momento da sua vida: The Tim Ferriss Show, e Making Sense with Sam Harris.

A missão desta cátedra será garantir ao investigador beneficiário todas as condições financeiras e científicas para se poder dedicar em pleno ao estudo da espiritualidade secular e do bem-estar, ao serviço do florescimento do potencial humano. O beneficiário inaugural desta cátedra é o investigador David Yaden, com vasta experiência no estudo de experiências transformadoras causadas por substâncias psicadélicas mas também por outros meios, como a respiração ou a meditação. É também editor de vários livros sobre o tema, incluindo o mais recente: The Varieties of Spiritual Experience: 21st Century Research and Perspectives.

Deixe um comentário