Ciência

Pedro Castro Rodrigues fala sobre Consciência e Psicadélicos no TEDx Lisboa

Numa recente conferência TEDx realizada em Lisboa, o psiquiatra Pedro Castro Rodrigues explorou a fascinante interseção entre a consciência e os psicadélicos, focando no seu potencial terapêutico no campo da saúde mental à luz da teoria do processamento preditivo (Predictive Processing).

Durante a apresentação o médico psiquiatra abordou os avanços científicos e clínicos que têm ocorrido em relação ao uso de substâncias psicadélicas no tratamento de perturbações mentais, e enfatizou que estas substâncias têm sido estudadas como ferramentas promissoras na área da saúde mental, oferecendo novas abordagens de tratamento sobretudo para pessoas que não respondem às terapêuticas convencionais. Torna-se claro que o debate e a reflexão sobre o papel dos psicadélicos na transformação da abordagem convencional da saúde mental estão cada vez mais presentes na comunidade médico-científica.

Pedro Castro Rodrigues também enfatizou a importância de uma abordagem cuidadosa e responsável na pesquisa e aplicação dos psicadélicos, ressalvando que o contexto terapêutico adequado e acompanhado por profissionais qualificados, é fundamental para garantir a segurança e os benefícios potenciais destas substâncias, contextualizando brevemente o atual panorama português da psicoterapia assistida por ketamina, um psicadélico atípico já prescrito na atualidade no Serviço Nacional de Saúde.

O psiquiatra termina refletindo sobre desafios futuros para a psicoterapia assistida por psicadélicos, nomeadamento regulamentação e custos, e ainda o seu potencial uso responsável fora do contexto clínico, numa perspectiva de prevenção da doença mental e de processo facilitador do autoconhecimento da pessoa saudável.

Pedro Castro Rodrigues é médico psiquiatra e professor auxiliar de Saúde Mental na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa. Fez o seu doutoramento em neurociências na Fundação Champalimaud, em Lisboa, e na Universidade de Columbia em Nova Iorque. Pedro Castro Rodrigues é atualmente o coordenador da Unidade de Depressão Resistente do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, onde aplica psicoterapia assistida por ketamina. É também investigador associado no Centre for Psychedelic Research do Imperial College London e diretor do Departamento de Saúde Mental da Clínica Hugo Madeira.

Deixe um comentário