Cultura

Bolsa até 15 Mil Dólares Para Jornalismo Psicadélico, a Partir da UC Berkeley

Foi lançada esta semana a Bolsa de Jornalismo Psicadélico Ferris – UC Berkeley, um projeto promovido pelo empreendedor, autor e podcaster Tim Ferris e pelo escritor Michael Pollan, na Universidade de Berkeley, na California, que tem como objetivo incentivar uma nova geração de jornalistas a seguir e divulgar os rápidos desenvolvimentos da área dos psicadélicos.

A Bolsa de Jornalismo Psicadélico Ferris – UC Berkeley destina-se, preferencialmente, a jornalistas de ciência, economia, política e cultura, com experiência em meios de comunicação generalistas – imprensa escrita e rádio – e os valores da bolsa são entre os 5000 e os 15000 dólares.

A primeira edição das candidaturas, que decorrerão duas vezes por ano, arranca no dia 1 de dezembro de 2021. Os requisitos? Para concorrer, os candidatos deverão submeter um pitch (proposta) bem documentado da estória que querem desenvolver, uma estimativa orçamental, três exemplos de peças jornalísticas já publicadas/transmitidas, o seu currículo profissional e duas cartas de recomendação. Uma carta de um meio de comunicação social a expressar o interesse na publicação/transmissão da peça aumenta a probabilidade de receber a bolsa.

As candidaturas serão avaliadas por um painel de editores e jornalistas e pretende apoiar jornalistas de diversas origens profissionais e de todas as nacionalidades. “Procuramos estórias envolventes, intensas e ângulos pouco explorados, em contextos políticos, económicos, científicos e culturais prósperos”, pode ler-se no website da iniciativa.

Deixe um comentário