Cultura

A Microdose – Newsletter Semanal (e Entrevistas) com o Dedo de Michael Pollan

Nunca houve um momento mais emocionante – ou desconcertante – no mundo dos psicadélicos. Não perca pitada.

Esta é a frase que dá o mote para uma recente iniciativa jornalística, com origem no Berkeley Center for the Science of Psychedelics da Universidade da Califórnia em San Francisco, denominada The Microdose. De forma gratuita, cada assinante recebe no seu email uma súmula semanal com as notícias mais relevantes do panorama dos psicadélicos, escritas por uma equipa dedicada. O email / newsletter This Week in Psychedelics foi inspirado e é apoiado por Michael Pollan, forte divulgador desta área desde a publicação do seu livro How to Change Your Mind em 2018 (em Portugal, ‘Como Mudar a Sua Mente‘, publicado em 2020).

Para além da Newsletter, os assinantes da Microdose recebem também, de forma regular, entrevista rápidas – com apenas 5 perguntas – com protagonistas menos mediáticos do ecossistema psicadélico, em áreas tão diversas como a ciência vs. o misticismo, o Direito aplicado a esta área, a herança ancestral dos psicadélicos, ou o seu potencial no tratamento do trauma e problemas de saúde mental associados.

Segundo Michael Pollan, que escreveu o artigo inaugural desta newsletter, ela é apenas o primeiro passo de uma agenda de promoção de ‘literacia psicadélica’ na população, que incluirá também um curso online (denominado “Psychedelic Science 101”, o equivalente a ‘Introdução aos Psicadélicos’); uma bolsa para financiar jornalistas que trabalham em artigos ou reportagens importantes sobre psicadélicos; um podcast; e um website com inúmeros recursos para os interessados nesta área.

A Newsletter está alojada na plataforma Substack e permite comentários aos seus artigos, com a finalidade de gerar uma comunidade de discussão associada.

Deixe um comentário