Cultura

É Possível Analisar Drogas Antes de as Consumir (Notícias Magazine)

por SOFIA TEIXEIRA (texto) e REINALDO RODRIGUES (fotos)

“Quem compra substâncias psicoativas na rua ou na Internet não sabe o que está a comprar. Desconhece o processo de fabricação, as doses, as indicações de toma, as potenciais interações e efeitos secundários. O serviço de drug checking e aconselhamento da Kosmicare – único no país – intervém nessa necessidade, minimizando os potenciais danos e riscos do consumo.

De camisola e calças pretas, casaco amarelo, risco azul nos olhos, sorriso franco e aberto, Joana Canêdo, de 29 anos, segue pela rua Cesário Verde, na Penha de França, em Lisboa, a passo descontraído. Dentro da mala, além do telemóvel, da carteira e dos cigarros, leva uma pastilha de MDMA (a abreviatura de 3,4-metilenodioximetanfetamina, mais conhecida como ecstasy, que produz habitualmente uma sensação de euforia e empatia) e alguns miligramas de ketamina (um anestésico dissociativo que, em doses baixas, induz viagens psicadélicas).

Detém-se no número 17B e entra para deixar amostras das substâncias, que vão ser sujeitas a um drug checking – ou análise química. Daí a dois ou três dias, um dos técnicos de redução de riscos da associação Kosmicare vai ligar-lhe para fornecer uma série de informações, por exemplo, a dosagem da pastilha de MDMA e a real composição daquilo que comprou como ketamina.

Criada em 2016, a Kosmicare tem como missão promover atividades de intervenção, investigação e advocacy que favoreçam a adoção de padrões de consumo de substâncias mais seguros e informados. O serviço de drug checking, financiado pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) e pela Câmara Municipal de Lisboa, está em funcionamento todas as terças e quartas-feiras, entre as 16 e as 21 horas, desde outubro de 2019, sendo anónimo e gratuito.”

Artigo completo na Notícias Magazine aqui.

Deixe um comentário