Cultura

O Cérebro Entrópico (Fundação MIND)

Premir na imagem para ler artigo original.

Neste artigo escrito por Steven Osborne, aluno de mestrado em Ciência Cognitiva, é explorada a visão do investigador Robin Carhart-Harris, neurocientista e psicólogo, sobre os efeitos da psilocibina no nosso cérebro.

O artigo explica a forma como a psilocibina (componente psicoativo nos cogumelos mágicos), durante algumas horas após a sua toma, provoca alterações no funcionamento habitual do nosso cérebro, aumentando o número de conexões entre neurónios. Robin Carhart-Harris acredita que os estados mentais sofrem alterações baseadas na estrutura anatómica do cérebro. Ao aumentar drasticamente o número de ligações neuronais, potenciando novas ligações que não eram estabelecidas anteriormente, a substância psicadélica possibilita ao paciente ver o mundo a partir de novas perspetivas e alterar os seus comportamentos. 

O artigo conclui: “Se a quantidade de flexibilidade e conectividade no cérebro estiver de facto associada à capacidade de criar ou quebrar novos hábitos, então temos claramente um enquadramento que explique a razão pela qual as substâncias psicoativas tendem a afetar a psicologia humana de formas previsíveis”.

Este artigo foi escrito para o Blog da MIND Foundation e a tradução portuguesa foi realizada por João Cardoso e Joana Miranda.

Deixe um comentário