Medicina

SICAD Publica Dossier Temático Sobre o Potencial Terapêutico dos Psicadélicos

Este é o primeiro documento publicado pelo SICAD – Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências – a principal organização governativa em Portugal focada no consumo de substâncias psicoativas e nas suas consequências, que aborda explicitamente e em profundidade o tema dos psicadélicos. O documento, que inclui uma análise dos efeitos terapêuticos de alguns psicadélicos e também da canábis, está disponível AQUI e no site do SICAD, e foi também objeto de uma notícia no jornal Público

Na introdução, o diretor do SICAD, João Goulão, salienta que embora o organismo esteja sobretudo focado nos problemas que resultam do consumo de drogas, os recentes avanços na ciência e medicina com psicadélicos, bem como o seu destaque frequente nos media, justificam uma atenção especial dada ao tema. Goulão refere também que este documento acompanha outras discussões importantes sobre psicadélicos que têm acontecido, em Portugal, em fóruns importantes como a Assembleia da República, Ordens e Associações Profissionais e em diversas conferências científicas. 

O relatório inclui capítulos produzidos por especialistas nacionais, nomeadamente académicos / investigadores e médicos, e também um especialista convidado estrangeiro. Aborda as principais substâncias psicadélicas que estão atualmente a ser testadas face às suas finalidades terapêuticas, nomeadamente a psilocibina, a ketamina e a ayahuasca. No texto, são também referidos aspetos relevantes de outras substâncias igualmente em situação de avaliação terapêutica, incluindo o MDMA e o LSD.

Pela sua importância e atualidade face ao rápido evoluir da ciência, medicina e terapia com psicadélicos em Portugal, bem como pela responsabilidade do SICAD pelo acompanhamento desta realidade, este é um documento de leitura essencial, em português, para todos os que se interessam pela integração dos psicadélicos na sociedade.

Deixe um comentário