Educação/ Formação

Procura Formação Profissional e Certificação em Terapia Psicadélica?

A crescente procura, pelo público, de oportunidades para participar em sessões de grupo ou individuais com um ênfase terapêutico com a inclusão de experiências psicadélicas, tem feito aumentar a necessidade de formação especializada por parte de quem conduz estas sessões e processos associados (preparação, integração, etc.). Acompanhando esta crescente procura, diversos programas de formação têm surgido nos últimos anos, variando na duração, preço, tipo de conteúdos (e.g. inclusão ou não de componente prática e experiencial), ênfase (e.g., para substâncias específicas ou geral), requisitos de entrada, certificados conferidos, etc.  

É importante notar que existem atualmente vários contextos onde estas sessões/terapias já decorrem, em legalidade, e respondendo às necessidades do mercado ou necessidades terapêuticas/clínicas. É o caso do acompanhamento de terapias e sessões incluídas em estudos científicos; clínicas de ketamina ou ibogaína atualmente em funcionamento (incluindo em Portugal – Liminal Minds; Clínica Hugo Madeira; Tabula Rasa Retreats); ofertas legais com o uso de trufas com psilocibina na Holanda, ou com cogumelos mágicos na Jamaica; centros terapêuticos e retiros diversos na América Central / do Sul (e.g. com o uso de Ayahuasca), entre outros contextos, por exemplo, de natureza religiosa. 

É expectável que a oferta destes serviços venha a aumentar substancialmente, com a progressiva descriminalização, legalização e regulação do uso de substâncias como a psilocibina ou o MDMA, e de plantas – como os catos contendo mescalina – e fungos como os “cogumelos mágicos”. Em 2023, alguns exemplos são a abertura generalizada de centros de administração de psilocibina no Estado de Oregon nos EUA e a possibilidade de aceder a terapia assistida com MDMA para o tratamento de Perturbação de Stress Pós-Traumático ou com psilocibina no tratamento de depressão resistente na Austrália. Para esta crescente oferta, é imprescindível que existam profissionais devidamente qualificados, que garantam a aplicação de padrões elevados de segurança e intervenções de qualidade técnica adequada.

De seguida, listamos alguma da oferta formativa disponível, em Janeiro de 2024, por região geográfica e ordem alfabética:

América do Norte 

“Assisted Therapy Certification” para profissionais de saúde mental (curso introdutório com a duração de 21 horas online como preparação para o curso avançado de 10 módulos totalmente online ou com a possibilidade de workshops presenciais) e um curso especifico para médicos com um ênfase em farmacologia e neurologia (duração de 21 horas em formato online).

“Certificate in Psychedelic-Assisted Therapies & Research” para profissionais de saúde mental de 150 horas totalmente online ou com a possibilidade de online e presencial (Boston e San Francisco).

“Integrative Harm Reduction Psychotherapy Certificate Program” para profissionais de saúde mental com a duração de 15 semanas, formato online (com a possibilidade de 3 dias introdutórios presenciais, não obrigatórios).

A Fluence oferece vários programas para profissionais de saúde mental, que podem ser feitos separadamente e depois combinados para a certificação. Estes cursos incluem: “Psychedelic Integration: Premise and Promise” (curso básico na formação da Fluence oferecido regularmente em vários formatos ), “Introduction to Ketamine” (conjunto de cursos online), “Introduction to Psilocybin Therapy” (curso introdutorio online), “Psychedelic Therapy and Integration” (6 semanas em formato online), “Education Program in MDMA-Assisted Therapy” (6 dias intensivos online em colaboração com a MAPS), “Ketamine-Assisted Psychotherapy” (150 horas em formato online e presencial),  “Psilocybin-Assisted Therapy” (30 horas em formato online e presencial), “Certificate in Psychedelic Harm Reduction and Integration” (com a duração de 150 horas em regime online e presencial), “Trauma-informed Psychedelic-Assisted Therapy” (workshop presencial de 4 dias). 

“Psychedelic-Assisted Psychotherapy: The Next Frontier” – curso online com a duração de um mês para sensibilização à área da terapia assistida por psicadélicos.

“The Center for Psychedelic Psychotherapy and Trauma Research” organiza cursos especializados em psicoterapia assistida por MDMA para PTSD (perturbação de stress pós-traumático), sobretudo em contexto de ensaios clínicos. Dinamiza aulas mensais com os mais reconhecidos investigadores e que estão disponíveis gratuitamente no youtube.

“Oregon Psilocybin Facilitator Training” para profissionais de saúde mental com a duração de 6 meses (120 horas de treino básico e 40 horas de prática supervisionada), conduzindo à licença para facilitador de serviços com Psilocibina no estado de Oregon. Este programa está aberto a não-residentes em Oregon, mas uma estadia de 2 anos no estado de Oregon é obrigatória para a obtenção da licença de prática neste estado.  

“Online Psychedelic-Assisted Therapy Training” para profissionais de saúde mental com a duração de um ano em formato online e “IPI Ketamine Medical Provider Online Training” para médicos em formato online e assíncrono. 

“Training in Psychedelic-Assisted Psychotherapy” para profissionais de saúde mental interessados em integrar especificamente a Cetamina na sua prática. Tem a duração de 4 meses em formato online e presencial. 

“ MDMA – assisted therapy training program” para profissionais de saúde mental com a duração de 100 horas em regime híbrido. 

“Foundations of Psychedelic Psychotherapy: at a glance” para profissionais de saúde mental (com a possibilidade de serem aceites outros profissionais com base em entrevista individual) com a duração de 15 semanas/100 horas em formato online e presencial com um ênfase em respiração holotrópica. 

“Certificate in Psychedelic-Asssited Therapies” para profissionais de saúde mental num total de 200 horas / 8 meses num formato online e presencial. 

Formação em “Psychedelic Therapy” (num modelo online e presencial), o primeiro nível de formação complementado pelo segundo nível “Heal the Healer” (retiro experiencial de uma semana) para profissionais de saúde mental e outras profissões relacionadas. 

Este centro oferece formação específica em Cetamina, especificamente um programa “Ketamine-Assisted Psychotherapy” para profissionais de saúde mental com uma duração de 1 a 2 anos em formato online e presencial, assim como outras formações modulares online em “Acceptance and Commitment Theory in Ketamine and Non-Ordinary States of Consciousness Assisted Psychotherapie”, “Integration”, “Ethics” e “Music for Ketamine-Assisted Psychotherapy”.

“Psychedelic Therapy Training” para profissionais de saúde mental e outras profissões relacionadas com uma componente altamente experiencial e componentes online com a duração de aproximadamente 1 ano. Este modelo tem um enfoque em psicologia somática, incluindo também teoria sobre o trauma, neurociência e farmacologia. 

Conjunto de cursos online para profissionais de saúde mental e outras profissões relacionadas sobre diversos temas relacionados com terapias assistidas por psicadélicos (existem alguns cursos gratuitos disponíveis).

“Foundations of Psychedelic Therapy” para profissionais de saúde mental e outras profissões relacionadas com a duração de 8 semanas em formato online.

“Fundamentals of Psilocybin-Assisted Psychotherapy ” para profissionais de saúde mental com uma duração de 146 horas em formato presencial.

“Certificate Program in Psychedelic Facilitation” para profissionais de saúde mental com uma duração de 9 meses / 200 horas em regime online e presencial e foco no trabalho com Psilocibina. 

“Psychedelic-Assisted Therapy” para profissionais de saúde mental e outras profissões relacionadas com uma duração de 1 ano em regime online e presencial (ou exclusivamente online se os profissionais poderem fazer a parte prática e supervisionada na sua zona de residência).

“Certificate in Psychedelic Therapies and Integration” para profissionais de saúde mental e outras profissões relacionadas com a duração de 12 meses em formato online e um retiro experiencial obrigatório.

América do Sul

“Psicodélicos e Saúde Mental” e “Introdução à Cetamina” para profissionais de saúde mental online e assíncrono.

Europa

“Psychelics, Altered States and Transpersonal Psychology” é um curso teórico e académico para profissionais de saúde mental e outras profissões relacionadas com a duração de 12 meses e online. Nao confere uma qualificação para trabalhar em terapia assistida com psicadélicos.

Cursos online para profissionais de saúde mental e outros profissionais de áreas relacionadas em “Relational Psychedelic-Assisted Therapy” (com a duração de 6 meses) e “Essentials of Psychedelic Care” (com a duração de 30 horas). 

“Psychedelic Assisted Therapy training” para profissionais de saúde mental com a duração de 2 anos numa modalidade online e presencial, teoricamente informado pelos modelos Humanistas e Transpessoais e um enfoque na componente experiencial com módulos residenciais e uma viagem à Amazônia para conhecer diversas tradições indígenas e as suas formas cerimoniais de trabalhar com algumas medicinas.  

“Transpersonal Psychedelic Practitioner Certificate” para profissionais de vários backgrounds com um enfoque na abordagem transpessoal de experiências psicodélicas. Tem a duração de 6 meses consistindo em dois niveis: “teoria psicadélica” (online) e “pratica psicadélica” (três retiros presenciais na Holanda)

“Psychothérapie Assistée par les Psychédéliques” para profissionais de saúde mental com a duração de 2 dias e presencial tem como objetivo proporcionar aos profissionais uma introdução teórica a este modelo.  

“ICEERS Integration Training” para profissionais de saúde mental e outras profissões relacionadas com a duração de 14 semanas e formato online assíncrono e síncrono. 

“Increasing the safety of Ayhuasca sessions” para facilitadores de cerimônias de Ayahuasca em contextos não-tradicionais, com a duração de 21 semanas e formato online assíncrono e síncrono

“Psychedelic Assisted Therapy Training – Depth Relational Process” para profissionais de saúde mental e outras profissões relacionadas com a duração de 2 anos, baseado teoricamente em modelos de Psicologia profunda (modelo Junguiano e Grofiano) numa modalidade online e presencial (em Londres e na Holanda), incluindo prática de respiração holotrópica.  

“Psychedelic Assisted Therapy Training” para profissionais de saúde mental e outras profissões relacionadas com enfoque no trabalho com Psilocibina (não tem mais informação disponível).

Esta fundação oferece um conjunto de cursos: “Beyond Experience – Integration workshop” (presencial com a duração de 4 dias) e “Footsteps – online Integration Journey” (6 sessoes online), pré-requisitos para o  “Integration Facilitator Training” (presencial com a duração de 2 / 3  dias), “Molecules” (curso online sobre a ciência das drogas psicoativas), e “Augmented Psychotherapy Therapist” para profissionais de saúde mental com a duração de 2 anos, numa modalidade online e presencial.

Curso online de Integração de experiências em estados ampliados de consciência com e sem uso de substâncias, online, com a duração de 6 semanas. Este curso inclui conhecimento teórico-prático de áreas como neurociência, terapia somática, xamanismo e ecologia. 

“PGCert Psychedelics: Mind, Medicine, and Culture” é um programa académico de Pós-Graduação para profissionais de saúde mental e outras profissões relacionadas. Encontra-se actualmente em processo de aprovação. 

Austrália

“Certificate in Psychedelic-Assisted Therapies” para profissionais de saude mental da Austrália, Nova Zelândia e Ásia-Pacífico com a duração de 4 meses numa modalidade online e presencial com respiração holotrópica.

Deixe um comentário