Educação/ Formação

Procura Formação Profissional e Certificação em Terapia / Psicoterapia Psicadélica?

A crescente procura, pelo público, de oportunidades para participar em sessões ou terapias com a inclusão de experiências psicadélicas tem feito aumentar a necessidade de formação especializada por parte de quem conduz estas sessões. Uma simples pesquisa na Internet permite encontrar um conjunto vasto de programas de formação, variando na duração, preço, tipo de conteúdos (e.g. inclusão ou não de componente prática e experiencial), ênfase (e.g., para substâncias específicas ou geral), requisitos de entrada, certificados conferidos, etc.  

É importante notar que existem atualmente vários contextos onde estas sessões/terapias já decorrem, em legalidade, e respondendo às necessidades do mercado ou necessidades terapêuticas/clínicas. É o caso do acompanhamento de terapias e sessões incluídas em estudos científicos; clínicas de cetamina ou ibogaína atualmente em funcionamento (incluindo em Portugal); ofertas com o uso de trufas com psilocibina na Holanda, ou com cogumelos mágicos na Jamaica; centros terapêuticos e retiros diversos na América Central / do Sul (e.g. com o uso de Ayahuasca), entre outros contextos, por exemplo, de natureza religiosa. 

É expectável que dentro de 1-2 anos, a oferta destes serviços venha a aumentar substancialmente, com a progressiva descriminalização, legalização e regulação do uso de substâncias como a psilocibina ou o MDMA, e de plantas – como os catos contendo mescalina – e fungos como os “cogumelos mágicos”. Um bom exemplo é a abertura generalizada de centros terapêuticos no Estado de Oregon nos EUA, prevista para 2022-23. Para toda esta oferta, é imprescindível que existam profissionais devidamente qualificados, que garantam a aplicação de padrões elevados de segurança e intervenções de qualidade técnica adequada.

De seguida, uma lista da oferta disponível online, em março de 2021, por ordem alfabética:

Imagem: revista VICE.

Deixe um comentário