Organizações

Aliança Europeia para o Acesso e Investigação dos Psicadélicos (PAREA)

A iniciativa PAREA (Psychedelic Access and Research European Aliance) tem como objetivo juntar entidades das diversas áreas da sociedade, como organizações de pacientes, associações médicas, sociedades científicas, fundações e outras coligações, no sentido de promover uma integração das terapias assistidas por psicadélicos nos serviços de saúde europeus. Como missão, a PAREA defende uma integração da abordagem psicadélica como uma opção de tratamento adicional acessivel a todos, de forma ética, eficaz e segura.

O nome desta iniciativa tem origem na palavra grega “parea” que significa “na companhia de amigos” ou “fazer algo em conjunto com outros”, sendo na cultura grega uma via para o desenvolvimento do espírito humano e exploração de novas ideias que enriqueçam a qualidade de vida. É com base nesta filosofia que a PAREA pretende promover a alteração das perceções sobre as terapias assistidas por psicadélicos, promover a consciencialização dos avanços científicos nesta área, desenvolver a capacidade de resposta dos sistemas de saúde, facilitar a colaboração da sociedade civil, investigadores e decisores políticos, e promover uma melhor física e saúde mental aos cidadãos europeus.

No website da iniciativa é possível encontrar informação mais detalhada sobre a sua CALL TO ACTION, bem como ter acesso a notícias e recursos relevantes. O evento de lançamento (em baixo), no dia 23 de junho, contou com a participação de David Nutt (Imperial College London), Tom Insel (ex-diretor do National Institutes of Mental Health – NIH), Sara Cerdas, deputada no Parlamento Europeu especialista em saúde, entre outros.

Deixe um comentário