vídeo/áudio

Terence McKenna e as Origens Sócio-Culturais do Uso de Psicadélicos

Terence McKenna, desaparecido prematuramente em 2000 com 53 anos, foi uma figura marcante da cultura psicadélica do século XX e continua a inspirar psiconautas até aos dias de hoje. Com formação em ecologia, conservação e shamanismo, foi um prolífico autor, explorador e divulgador da etnobotânica, história e potencial místico e revelatório de substâncias como os cogumelos mágicos, a ayahuasca e o DMT.

McKenna, um comunicador notável, foi o irmão mais velho de Dennis McKenna, um dos mais ativos especialistas contemporâneos da cultura, botânica e farmacologia psicadélicas. Não obstante o caráter controverso de algumas das suas ideias – nomeadamente a denominada “stoned ape theory” da evolução humana – T. McKenna era um profundo conhecedor das origens sócio-culturais e uso de psicadélicos, tema que aborda nesta entrevista nos anos 1990 (data incerta), com Jeffrey Mishlove*.

*Nota: Mishlove, nos seus programas Thinking Allowed e New Thinking Allowed, entrevistou outros protagonistas historicamente relevantes da cultura e ciência psicadélicas como James Fadiman, Ralph Metzner e Stanislav Grof, mas também investigadores contemporâneos como Rick Strassman, Rachel Harris e David Luke.

Fota de detalhe de autoria de Jon Hanna, via Wikimedia Commons.

Deixe um comentário