Entrevistas

Entrevista SafeJourney #14 – João Goulão, Médico e Diretor do ICAD

A mais recente entrevista SJ é com João Castel-Branco Goulão, uma figura proeminente na política de drogas tanto em Portugal como no cenário internacional. Médico de profissão, especialista em Clínica Geral e Familiar, o Dr. Goulão tem mais de 20 anos de experiência em matéria de política de drogas, trabalhando na área desde 1987.

Como Coordenador Nacional para os Problemas da Droga, das Toxicodependências e do Uso Nocivo do Álcool e Diretor Geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD – agora ICAD), João Goulão tem estado na linha da frente no estudos e abordagens nacionais ao consumo de drogas em Portugal. A sua experiência inclui a presidência do Conselho de Administração do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT) e uma participação ativa em iniciativas da Organização das Nações Unidas.

Em baixo um vídeo com um excerto da conversa, cuja versão completa está disponível na íntegra a Membros SafeJourney.

Esta entrevista oferece uma revisão breve sobre a evolução da política de drogas em Portugal, um país reconhecido pelo seu pioneirismo na descriminalização da posse e consumo de drogas. As reflexões de João Goulão são particularmente relevantes num momento em que o mundo observa atentamente os modelos de Portugal para possíveis adaptações nas suas próprias políticas de drogas, face ao renascimento do interesse e popularidade dos psicodélicos e terapias associadas.

Pontos Chave da Entrevista

  • Drogas psicadélicas: discussão sobre como estas se diferenciam de outras substâncias e qual tem sido a abordagem do SICAD a este respeito.
  • Potencial terapêutico: crescente interesse nas propriedades terapêuticas das substâncias psicadélicas e os motivos pelos quais agora têm também a atenção do SICAD.
  • Dependência vs. adição: distinção entre estes dois conceitos.
  • Dados sobre consumo de psicadélicos: possibilidades de recolha de dados mais específicos sobre o consumo de psicadélicos em Portugal.
  • Nova legislação sobre posse e consumo: mudanças recentes na legislação, incluindo a flexibilização do limiar de quantificação para posse e consumo.

Deixe um comentário