Podcast (Áudio)

“Na Nave” – Pedro Teixeira à conversa com Inês Gaya (Podcast)

Pedro Teixeira, fundador do SafeJourney e Professor e Investigador na Faculdade de Motricidade Humana foi entrevistado no Podcast Na Nave, conduzida por Inês Gaya. Para além de podermos conhecer a história da fundação deste website, e do trabalho de investigação realizado pelo grupo de investigação que coordena, foram abordados tópicos centrais para o conhecimento do que são estas substâncias, como estão a ser utilizadas e quais os seus potenciais benefícios para a saúde mental e física.

Um ponto central foi a importância do processo de integração e, segundo Pedro Teixeira, é fundamental que a pessoa consiga transpor o conteúdo das experiências psicadélicas para a ‘vida real’. Para tal, os profissionais de saúde mental têm um papel importante, principalmente para quem experiencia uma maior vulnerabilidade após a experiência, auxiliando na análise e na potenciação das experiências subjetivas.

E como poderá vir a ser o futuro das experiências psicadélicas? Segundo Pedro Teixeira, o cenário ideal será aquele que “permita todas as formas de utilização, que vão desde a utilização médica (…) até ao espaço que podemos colocar no outro lado do espectro, que pode ser o espaço de um festival (…) e tudo o que está aqui no meio”. O acesso livre e em segurança é fundamental, e para isso é preciso “encontrar várias respostas para as várias necessidades que as pessoas vão tendo (…)  e nós temos de ser capazes de, em sociedade ter estas discussões (…) e trabalharmos todos juntos nesta direção”

Outras temáticas abordadas foram a diferença entre as substâncias naturais ou sintéticas, os riscos inerentes à experiência psicadélica, a importância da busca de informação por quem queira consumir estas substâncias e a integração das tradições milenares na cultura ocidental atual.

“Na Nave” é um projeto de Inês Gaya onde se abordam temáticas de desenvolvimento pessoal, bem estar e despertar de consciência

Deixe um comentário