Boas Práticas

Integração Psicadélica: Em Que Consiste e Como a Implementar?

Com a evolução recente no uso e no estudo das experiências psicadélicas para promover o bem-estar e a saúde, física e mental, tem ficado cada vez mais claro que o seu efeito não termina quando no fim de uma ‘viagem’ ou sessão. Ao regressar de uma experiência com psicadélicos, é frequente as pessoas ficarem com muitas perguntas em aberto, o que exige um processo subsequente que ajude a fazer sentido do que aconteceu na experiência com objetivo de integrar na “vida real” o resultado das ideias, emoções, imagens e percepções sentidas na viagem. A este processo chama-se integração psicadélica.

Para quem deseja saber mais sobre a teoria e a prática da integração psicadélica, foram recentemente publicados dois textos que parecem ser de particular utilidade, pela sua abrangência e profundidade. O primeiro é um artigo científico, da autoria de Bathj, Majeski e Kudowor (da Alder University e Sana Healing Collective, ambos em Chicago) que apresenta uma análise integrada, mas relativamente sucinta, dos vários modelos teóricos já publicados sobre integração psicadélica. Disponibiliza também uma longa lista de exercícios e ferramentas práticas que têm sido descritas como potencialmente úteis para o participante na fase integração.

Síntese gráfica dos processos envolvidos na integração psicadélica (Bathje et al., 2022)

O segundo recurso é um manual, da autoria do Psicólogo e psicoterapeuta Marc Aixalà, possivelmente o primeiro livro inteiramente dedicado ao tema da integração. Trata-se de um trabalho exaustivo sobre este tópico e as suas inúmeras ramificações e implicações, abordando facetas históricas, teóricas e aplicadas e focando-se nos benefícios da integração mas também nos eventuais efeitos adversos dos psicadélicos e como lidar com eles. Na reconhecida organização ICEERS, Aixalà liderou durante uma década os serviços de apoio a utilizadores de psicadélicos, o que lhe dá a possibilidade de ilustrar o seu texto com inúmeros casos reais. O livro conta com um extenso e bem documentado prefácio por parte de José Carlos Bouso, diretor científico do ICEERS, organização que fornece no seu website uma mais completa revisão deste novo livro.

Premier na imagem para página do livro na Amazon Espanhola

Marc Aixalà foi entrevistado no podcast Universe Within no final de 2022, onde falou de muitos dos temas abordados no livro.

Premir na imagem para ver a entrevista no YouTube

Tal como a (psico)terapia psicadélica moderna, a integração psicadélica é uma área relativamente recente e sujeita a inúmeras interpretações, conceções e modelos de aplicação prática. Por exemplo, os “círculos de integração” em grupo são uma das formas em que a prática da integração psicadélica tem sido implementada. Outro exemplo são serviços de apoio individualizado, disponibilizados por profissionais a título individual ou por organizações (em Portugal, é o caso da Associação Kosmicare), para quem sente dificuldade em regressar à vida normal após uma experiência psicadélica. Estes dois textos discutem estas e muitas outras aplicações práticas da integração psicadélica.

Deixe um comentário