notícias

Tudo (ou Quase!) Sobre a Neurociência dos Psicadélicos

O neurobiólogo, químico e farmacologista Andrew Gallimore, disponibilizou gratuitamente no Youtube um conjunto de vídeos sobre Neurociência Psicadélica que permitem um entendimento bastante profundo e abrangente sobre a neurociência, a química e a farmacologia das substâncias psicadélicas. Tudo o que precisas de saber para entender os efeitos dos psicadélicos clássicos (LSD, psilocibina, mescalina e DMT) no cérebro e na consciência.

No seu estilo muito peculiar, o neurocientista Andrew Gallimore, apresenta a complexa ciência dos psicadélicos de forma clara, rigorosa e atual com base no seu conhecimento adquirido ao longo de 20 anos de estudo destas substância. Ajuda-nos assim a perceber de uma forma descontraída o que realmente acontece no cérebro quando alguém toma uma substância psicadélica. Ao longo de 8 unidades temáticas será explicado de forma acessível e divertida todos os níveis de complexidade dos efeitos psicadélicos, desde o nível molecular até aos modelos integrativos mais recentes que propõem uma interessante explicação sobre a forma como o nosso cérebro constrói modelos sobre o mundo. Todo o conteúdo assenta nas premissas da mais recente evidência científica e são também explicados os resultados dos mais avançados estudos nesta área.

Livro mais recente de Andrew Gallimore: Reality Switch Technologies: Psychedelics as Tools for the Discovery and Exploration of New Worlds

Se és um curioso/a por esta área, mas sentes que não tens as bases científicas para ler um livro ou artigos especializados, este curso online disponível no Youtube pode ajudar-te (muito!). Assim, ao longo do curso poderás perceber com mais detalhe como a ciência explica o porquê de umas poucas gramas de cogumelos mágicos poderem ter efeitos tão profundos na consciência. Ou como um cristal de LSD invisível a olho nu pode ter efeitos tão incríveis no teu mundo interno e externo.

Andrew Gallimore é neurobiólogo, químico e farmacologista com uma carreira científica dedicada aos psicadélicos, e está atualmente sediado na Unidade de Neurociência Computacional do Instituto de Ciência e Tecnologia de Okinawa, Japão. É autor de vários artigos e livros sobre os efeitos das várias substâncias psicadélicas no cérebro e na consciência. Colaborou recentemente com o Rick Strassman para desenvolver um modelo farmacocinético para o DMT como base para um protocolo de infusão intravenosa controlada que permite viagens prolongadas no espaço DMT, e que foi a base para os estudos atualmente em curso no Imperial College London. Para uma breve perspetiva sobre a temática do curso podes assistir a esta palestra, no reconhecido congresso psicadélico Breaking Convention em 2019.

Unidades abordadas ao longo do curso:

  • Unidade 1. Introdução à neurobiologia celular.
  • Unidade 2. Introdução ao processo de produção de informação pelo cérebro.
  • Unidade 3. Introdução à construção do mundo pelo cérebro.
  • Unidade 4. Sintonizar a informação do mundo consensual.
  • Unidade 5. Receptores e vias de sinalização intracelular.
  • Unidade 6. Introdução aos psicadélicos clássicos e à sua atividade farmacológica.
  • Unidade 7. Como os psicadélicos clássicos atuam no cérebro.
  • Unidade 8. O DMT como um caso especial nos psicadélicos clássicos.

Deixe um comentário