Ciência

O Futuro da Ciência, Medicina e Tecnologia da Experiência Psicadélica?

Recentemente, foi anunciada a nova Divisão de Psicadélicos do Centro Neuroscape da Universidade da Califórnia, em São Francisco (UCSF). O Centro foi fundado e tem como director executivo o médico e neurocientista Adam Gazzaley, professor de Neurologia, Fisiologia, e Psiquiatria na UCSF e premiado autor, empresário e comunicador. E acaba de anunciar a contratação de Robin Carhart-Harris, prolífico neurocientista e personalidade Time 100 Next 2021 como primeiro diretor. Carhart-Harris inaugurará a cátedra (‘chair’) com o nome de Ralph Metzner, um pioneiro na medicina e terapia psicadélicas. Aqui é possível saber mais sobre este projecto, incluindo a dimensão do seu financiamento e quem são as pessoas e entidades envolvidas.

As atividades de investigação desta nova divisão prometem fazer avançar o conhecimento, se não mesmo revolucioná-lo, na área da (neuro)ciência clínica e translacional, tendo como centro de análise a experiência psicadélica e a manipulação dos factores que a influenciam, nomeadamente os fatores de contexto (set and setting). As hipóteses colocadas e os métodos utilizados têm origem tanto nas tradições de terapias ancestrais, como na Psicologia e neurofisiologia modernas, passando pelo uso de inteligência artificial e outras tecnologias baseadas na informação (data science).

Na mesma Universidade, funciona também um programa de investigação translacional com psicadélicos, conhecido como TrPR. Dirigido por Josh Woolley, MD, PhD, conduz estudos com psilocibina, LSD, ketamina e MDMA para o tratamento e compreensão de um conjunto de doenças (em particular a depressão) e condições relacionadas com a saúde (e.g., sono, dor). Mais detalhes sobre este programa nesta notícia da Lucid News.


Neste podcast, a partir do minuto 39:00, Adam Gazzaley descreve as origens do projeto atual, as suas componentes e ambição, e os recursos que estarão à disposição, numa entrevista conduzida por Tim Ferriss, um dos investidores do Centro.

Deixe um comentário