Ciência

Michael Pollan: “Psicadélicos Já Não São Contracultura” (Público)

“Psilocibina. É normal que pelo nome não saiba do que estamos a falar: é o componente psicadélico dos cogumelos mágicos, quimicamente semelhante ao LSD, e o possível futuro dos antidepressivos. Pelo menos é o que indica uma nova linha de investigação na área da saúde mental, que a inclui num tratamento alternativo para doenças como a depressão. Num momento em que “as velhas ferramentas estão a falhar-nos”, serão os psicadélicos a opção?

Michael Pollan é da opinião que sim. Jornalista de ciência e professor em Berkeley (EUA), Pollan é também o autor de Como Mudar a Sua Mente, lançado em 2018 (distinguido como um dos livros do ano pelo New York Times) e recentemente traduzido para português. Nele, Pollan escreve sobre o “estado da arte” da investigação com estes compostos no tratamento de doenças como a depressão ou outras doenças que envolvam algum tipo de ruminação e descreve as suas próprias experiências com psicadélicos — que, acredita, podem ser benéficos até para quem não tem uma doença mental, sempre que usados com todo o cuidado e acompanhados por um guia.

Falou com o P2 pelo Zoom no rescaldo das eleições norte-americanas, que também trouxeram novidades no campo dos psicadélicos. “Foi uma boa noite para a psilocibina”, começa Pollan. No estado do Oregon, foi aprovada uma moção que torna legal a terapia com esta substância. Em Washington DC, uma organização chamada Decriminalize Nature (que advoga a favor de drogas que vêm de plantas, os enteógenos) conseguiu fazer aprovar uma iniciativa popular para a descriminalização de algumas drogas à base de plantas.

(…)”

Continuar a ler no artigo original (ligações em baixo)…

Fonte: Jornal Público
Autor: Inês Chaíça
Data: 13 dezembro 2020
Ligações: Publicação original

Deixe um comentário