Cultura

Quer Trabalhar na Área dos Psicadélicos? Deve Ler Este Relatório (Psychedelics Today)

O relatório The Emerging Psychedelic Workforce, publicado em novembro de 2023, descreve as características dos novos profissionais no campo emergente da terapia psicadélica. Este setor está a testemunhar um rápido crescimento, impulsionado por investigações promissoras e por mudanças na opinião pública e na legislação sobre drogas. Este relatório destaca a necessidade de que os trabalhadores desta área estejam informados sobre o tema, com competências especializadas que vão além de médicos e psicoterapeutas. Também enfatiza a importância da diversidade racial, económica e cultural, e a necessidade de formação acessível e abrangente, bem como oportunidades de carreira.

O estudo baseou-se na realização de um inquérito digital a 130 alunos e ex-alunos do programa de Formação da Vital. Esta organização, lançada pela Psychedelics Today em janeiro de 2022, oferece um curso profissional de 12 meses que providencia formação sobre práticas informadas por psicadélicos, redução de danos e integração. A Psychedelics Today, fundada em 2015, é líder mundial em educação e advocacia sobre psicadélicos. A organização atinge mais de 400.000 pessoas mensalmente e 2.2 milhões anualmente, sendo a plataforma de informação e educação com maior alcance global no panorama psicadélico moderno.

O relatório, realizado nos EUA, revela uma força de trabalho psicadélica diversificada. Entre os principais resultados, destaca-se a predominância feminina (68%) e uma forte representação de indivíduos com mestrado (39%). A idade mais comum é entre 35-44 anos (33%). A maioria identifica-se como heterossexual (66%), mas há uma presença significativa de orientações sexuais diversas. A etnia predominante é caucasiana (64%), com representação substancial de outras etnias. A motivação principal não é financeira (98%), mas sim contribuir para a aceitação global dos psicadélicos (93%), sendo que metade são trabalhadores independentes. Estes resultados sugerem um campo dinâmico e em evolução, com profissionais dedicados e motivados por fatores além das potenciais vantagens financeiras.


O relatório aborda também os ambientes de trabalho variados no campo dos psicadélicos, que vão desde a prática privada (80%) até centros de retiro (69%), mas passando também pela investigação (24%). Uma boa parte dos profissionais referem integrar as práticas psicadélicas nas suas carreiras atuais, enquanto outros referem que voltaram à prática da terapia psicadélica depois de um interregno, e ainda outros ponderaram uma mudança total de carreira para se dedicarem a esta prática. Os autores do relatório The Emerging Psychedelic Workforce concluem que esta área está em expansão e a atrair grupos de profissionais muito diversificados, havendo uma presença feminina forte, diversidade etária e étnica, e elevada motivação pessoal para contribuir para o avanço do conhecimento científico nesta área e para a saúde planetária.

Deixe um comentário