Opinião

Ayahuasca (Diário de Notícias)

“Na vida já conheci muitas pessoas muito convictas daquilo em que acreditam, políticos inteiros, crentes pios, sportinguistas que nunca vaiaram o verde. Mas há três coisas de que me falam com uma verdade como não encontro em mais lado nenhum: cursilhos de cristandade, psicanálise, a ayahuasca. E precisamente por esta ordem, por esta ordem de entrada na minha vida, por esta ordem de intensidade espelhada na alma de quem por lá passou.

Os Cursilhos de Cristandade foram (ainda são?) um movimento católico criado em meados dos anos 1940 em Espanha. A ideia-base, o carisma, é um método de conversão em pequenas equipas, em contextos familiares. Pouco importa agora, o que importa é que os casais que conheci que foram cursistas, é a palavra, falam desses tempos, desse método, como altamente transformador mesmo passados 50 ou 60 anos. Também os meus amigos e conhecidos que fazem psicanálise (não é psicoterapia, seja de que escola for, é psicanálise) têm o mesmo brilho de alma tranquilo.

Mas nada se compara com aqueles que usaram ayahuasca. A ayahuasca é uma bebida feita à base de duas plantas (Banisteriopsis caapi e Psychotria viridis, esta com efeitos psicoativos), consumida tradicionalmente pelos povos indígenas da Amazónia para efeitos rituais e de cura física e espiritual.

(…)”

Continuar a ler no artigo original (link em baixo)

Fonte: Jornal Diário de Notícias
Autor: João Taborda da Gama
Data: 1 junho 2019
Ligação: Publicação original

Deixe um comentário