Opinião

Os Meus 15 Livros Sobre Psicadélicos

Psicadélico foi um termo criado pelo psiquiatra britânico Humphry Osmond, que significa manifestação da mente. As experiências psicadélicas são assim experiências que permitem que a mente se possa manifestar através de estados não ordinários de consciência, que podem incluir produções visionárias, mudanças na perceção sensorial, sinestesia e vários outros efeitos que, na literatura espiritual, aparecem associados ao conceito de êxtase e técnicas para o induzir. 

Os psicadélicos são todo um universo sobre o qual já muito se escreveu e ainda mais se experienciou e pesquisou. Ainda assim, perduram muitos mitos e desinformação que existem desde o século passado, altura em que se iniciou uma verdadeira guerra às drogas e se misturaram perigos com benefícios, embrulhados num mesmo pacote.

Desde os anos 40 do século passado até ao momento escreveram-se centenas de livros e capítulos, milhares de artigos científicos, e outros tantos documentos de divulgação científica na imprensa. Ainda assim, por mais que a ciência dê provas dos benefícios de muitas destas medicinas, as nossas sociedades continuam em negação acerca delas. 

Algumas mudanças foram sendo feitas, sobretudo na entrada deste século XXI e com o renascimento do interesse nestas medicinas, principalmente com a substância psilocibina, o composto ativo dos cogumelos mágicos, através de investigadores contemporâneos do Imperial College London como Robin Carhart-Harris, David Nutt, Rosalind Watts, ou Charles Grob, investigador da UCLA, entre muitos outros. Muitos estudos constataram que a utilização de substâncias psicadélicas facilitaram em muito os processos psicoterapêuticos e provaram particular utilidade em pacientes com problemas que de outra forma seriam de difícil tratamento, incluindo a depressão, o alcoolismo, tabagismo e outras dependências, a ansiedade em pacientes terminais, certos tipos de autismo, inclusive alguns tipos de enxaqueca como as cefaleias em salvas.

Refletindo sobre os livros que mais me marcaram neste caminho, proponho uma viagem pelo universo dos livros mais importantes e clássicos sobre o psicadelismo, fazendo uma seleção de 15 das mais importantes obras dentro deste tópico. Claramente não são nomeadas todas as obras que li sobre o tema, mas faço referência àquelas que me suscitam maior interesse sobre este tema e que considero de fulcral importância para o aprofundamento do mesmo. No fim do artigo, são feitas algumas sugestões de autores mais ligados à literatura psicadélica, tendo muitos deles sido pioneiros na descrição dos efeitos de algumas destas substâncias.

Comecemos pelo início, pelo químico mais famoso neste universo das medicinas psicadélicas, Albert Hofmann.

1) LSD – Minha Criança Problema – Albert Hofmann (Edição Brasileira, PDF via Academia.edu)

É a história oficial da origem e história do LSD-25, escrita pelas próprias palavras do seu criador. Albert Hoffman descreve a sua primeira viagem com esta substância, a primeira feita por qualquer ser humano, na qual se envolveu sem saber depois de acidentalmente sintetizar este psicadélico. Aborda a importância destes e de outros enteógenos a nível em termos psicológicos e artísticos. Albert Hofmann foi um químico suíço, criador do LSD-25, o primeiro ser humano a experienciar os efeitos deste composto, e também quem mais tarde sintetizou a psilocibina.

2) LSD Psychotherapy – Stanislav Grof

Este é um livro de referência no campo terapêutico do LSD, descrevendo a panóplia de efeitos que o LSD tem no cérebro, o seu potencial psicoterapêutico, o seu papel em lidar com distúrbios e traumas, demonstrando também que a forma como nascemos pode interferir muito na nossa vida. Stanislav Grof é um psiquiatra checo, uma das maiores referências neste campo, que viu a sua vida radicalmente transformada após ter experimentado os efeitos do LSD, tendo conduzido milhares de experiências terapêuticas com este composto. Foi por isso um dos pioneiros da Psicoterapia Assistida por Psicadélicos, da Psicologia Transpessoal e o criador do Método da Respiração Holotrópica.

3) Soma Divine Mushroom of Immortality: Ethno Mycological Studies – Robert Gordon Wasson

Um dos principais enigmas da história cultural tem sido a identidade de uma planta sagrada chamada Soma no antigo Rig Veda da Índia. Wasson apresentou e documentou a tese de que Soma era um cogumelo alucinógeno – Amanita Muscaria ou Fly Agaric – que até recentemente era o centro dos rituais xamânicos entre os siberianos e Tribos Uralic, e lançou uma luz fascinante sobre o papel dos cogumelos no ritual religioso. Wasson acreditava que as propriedades alucinógenas do A. Muscaria eram a causa do “êxtase” descrito no Rig Veda, o livro sagrado dos hindus. O seu trabalho pioneiro sobre cogumelos alucinogénios trouxe maior atenção académica à importância das plantas psicoativas na vida espiritual dos povos indígenas e teve uma profunda influência, muito além do mundo académico. As suas obras ajudaram a popularizar essas descobertas, formando a base para a revolução social da década seguinte. Robert Gordon Wasson foi banqueiro e mais tarde dedicou-se à etnomicologia, tornando-se fascinado pelo universo dos fungos. Foi o primeiro não indígena a participar numa cerimónia tradicional de cogumelos mágicos no México, com a famosa curandeira Maria Sabina. Foi quem popularizou estes rituais em todo o Ocidente, após o seu primeiro ritual e sobretudo após ter escrito um artigo para a revista Life, apresentando o poder dos cogumelos mágicos ao grande público.

4) Selected Works – Maria Sabina

A autora foi uma xamã visionária que viveu a sua vida na aldeia montanhosa de Huautla de Jimenez, em Oaxaca, onde as suas palavras, poéticas ou mágicas foram levadas por toda parte, como uma forma de cura através da linguagem dos cogumelos mágicos. Estas seleções incluem uma apresentação dos cantos gravados por Maria Sabina e uma tradução completa para o inglês da sua autobiografia, escrita na sua língua nativa pelo seu companheiro Mazateca, Alvaro Estrada. Maria Sabina foi uma curandeira e xamã do México da zona de Oaxaca, dedicou toda a sua vida ao uso cerimonial dos cogumelos mágicos. Ficou famosa no mundo inteiro, após ter permitido que um não indígena, Robert Gordon Wasson, participasse num dos seus rituais. A partir desse momento, milhares de ocidentais não indígenas procuraram-na para usufruírem de um ritual sagrado com psilocibina.

5) O Pão dos Deuses: Uma História Radical das Drogas, das Plantas e da Evolução Humana – Terence McKenna (Edição Portuguesa, Óptima)

O autor aborda a relação ancestral dos seres humanos com as substâncias químicas. Refere nesta obra que estas abriram uma porta para o divino e sempre estiveram presentes na vida dos seres humanos, acompanhando e permitindo a sua evolução. McKenna aborda a importância de inúmeras substâncias desde a marijuana, à ayahuasca aos antigos comércios de especiarias, açúcar e rum, assim como as drogas sintéticas, passando pela televisão, demonstrando como as substâncias e os estados não ordinários de consciência foram acompanhando o ser humano até ao homem contemporâneo. Terence McKenna era norte americano, formado em Ecologia, escreveu vários livros e é popularmente conhecido através dos seus áudios na internet devido às suas experiências com cogumelos mágicos. É umas das figuras mais importantes da contracultura norte-americana do final do século XX, tendo dedicado vários anos ao estudo das bases ontológicas do xamanismo e da etnofarmacologia sobretudo associada à transformação psico-espiritual.

6) Psilocybin Mushrooms of the World: An Identification Guide – Paul Stamets

Este é um guia de referência mundial que mostra a incrível variedade de cogumelos psicoativos que existem em todo o mundo. Cada descrição detalhada desses cogumelos é acompanhada por fotografias, tornando mais fácil e seguro para um potencial caçador de cogumelos identificar qualquer um que possa encontrar. Identificar corretamente os cogumelos na natureza pode ser incrivelmente difícil, podendo resultar em riscos para a saúde e até na morte em algumas espécies. Paul Stamets é norte-americano e um dos maiores micologistasem contemporâneos. Recebeu já nove patentes pelas propriedades antivirais, pesticidas e de remediação pelos micélios dos cogumelos. É um forte ativista pela preservação da biodiversidade, apoiando a investigação sobre a importância dos cogumelos para a restauração ecológica.

7) DMT: The Spirit Molecule: A Doctor’s Revolutionary Research on the Biology of Near-Death and Mystical Experiences – Rick Strassman

Este livro é o resultado da especulação do autor pelo facto de a substância DMT ser eventualmente produzida pela glândula pineal. Este autor obteve permissão legal para administrar DMT por via intravenosa a pacientes rigorosamente selecionados e num ambiente controlado. Este é um grande contributo para o conhecimento desta substância e para o potencial das medicinas psicadélicas em geral. Rick Strassman é um psiquiatra norte-americano e conhecido no universo dos psicadélicos pela sua investigação da substância N,N-diemetiltriptamina (DMT), um poderoso psicadélico, também produzido no ser humano sob algumas circunstâncias, assim como em animais e plantas.

8) Sacred Vine of Spirits: Ayahuasca – Ralph Metzner

Esta obra aborda as aplicações médicas, biológicas e psicológicas da ayahuasca, incluindo inúmeros testemunhos de conhecidos investigadores que já tiveram contacto com esta planta sagrada. Ralph Metzner foi um psicólogo, escritor e pesquisador norte americano nascido na Alemanha, que participou nas pesquisas psicadélicas da Universidade de Harvard no início dos anos 60 com Timothy Leary e Richard Alpert (Ram Dass). Esteve envolvido por mais de 50 anos em investigações sobre a consciência, psicadélicos, plantas sagradas, yoga, meditação e xamanismo.

9) A Erva do Diabo: Os Ensinamentos de Don Juan – Carlos Castaneda (Edição Portuguesa, Lua de Papel)

Esta obra relata os ensinamentos que o autor recebeu do índio yaqui Dom Juan Matus, quando estava no México, a realizar uma pesquisa para o seu Mestrado. Este e muitos dos livros deste autor marcaram profundamente toda uma geração que começou nos anos 60 a despertar interesse em realidades alternativas e em pesquisas sobre a consciência. Carlos Castanheda foi um antropólogo e escritor norte-americano e é conhecido mundialmente pela sua dissertação de mestrado em Antropologia, intitulada ‘Os Ensinamentos de Don Juan’, que aborda o seu contacto com um índio Don Juan Matus da tribo Yaquis, do deserto de Sonora no México e as suas experiências visionárias com o cato do peiote, contendo mescalina. Este autor tem mais de uma dezena de livros onde relata as suas experiências autobiográficas.

10) Peyote: History, Tradition, Politics, and Conservation – Clancy Cavnar, Beatriz Labate 

Este livro aborda a história do peiote nos Estados Unidos, assim como o papel que este desempenha na realização espiritual de alguns povos nos Estados Unidos e no México. Lança também questões importantes relativas à regulamentação e conservação do peiote, bem como dos direitos indígenas e religiosos. Clancy Cavnar é uma psicóloga norte-americana, especializada na área da terapia assistida por psicadélicos. Beatriz (Bia) Labate é uma antropóloga brasileira, autora de várias obras ligadas à área das substâncias psicotrópicas.

11) The Psychedelic Experience: A Manual Based on the Tibetan Book of the Dead – Ralph Metzner, Richard Alpert, Timothy Leary

Esta obra escrita por três dos autores mais proeminentes da história dos psicadélicos, Timothy Leary, Ralph Metzer e Richard Alpert, mais tarde conhecido como Ram Dass, é um texto fundamental que serve como modelo e guia para este tipo de pesquisas sobre os estados não ordinários de consciência. Baseado num antigo manuscrito sagrado, o Livro Tibetano dos Mortos, os autores traçam uma comparação entre estes estados de consciência aos quais se acedem com as substâncias psicotrópicas e os relatos sobre a dimensão da morte descritos há séculos nesta obra sagrada de referência espiritual mundial. Richard Alpert também conhecido como Ram Dass foi um psicólogo norte-americano que esteve ligado a Timothy Leary na Universidade de Harvard tendo ambos partilhado investigações com psicadélicos. Mais tarde Leary e Dass foram expulsos desta mesma Universidade e este autor viajou para a Índia, onde conheceu o seu guru Neem Karoli Baba, que lhe deu o novo nome de Ram Dass, permitindo-o descobrir uma nova vocação como professor e mestre espiritual. Timothy Leary foi psicólogo, escritor, Professor na Universidade de Harvard. Norte-americano, foi um dos maiores ícones dos anos 1960, mas também uma figura controversa que ficou conhecido por promover os benefícios terapêuticos e espirituais do LSD, querendo-o espalhar por todo o mundo. Foi expulso de Harvard na sequência do seu projeto terapêutico ligado às experiências psicotrópicas. Richard Nixon, Presidente dos EUA, tornou Timothy Leary um bode expiatório no combate às drogas.

12) The Psychedelic Explorer’s Guide – James Fadiman 

Este livro oferece orientações práticas para o uso eficaz e responsável de substâncias psicadélicas, abordando minuciosamente a importância do Set & Setting, fundamental na utilização destas substâncias. Ao assegurarmos estas questões, as substâncias psicotrópicas podem ser ferramentas fundamentais para o crescimento pessoal do ser humano. James Fadiman é um psicólogo e escritor norte americano, reconhecido pelo seu trabalho dedicado à investigação psicadélica. Co-fundador do Instituto de Psicologia Transpessoal, que mais tarde se tornou a Sofia University.

13) Iboga, The Visionary Root of African Shamanism – Vincent Ravalec, Agnes Paicheler e Mallendi  

Iboga é a raiz de uma árvore sagrada africana usada desde a antiguidade e que produz a ibogaína, uma poderosa substância psicotrópica. Para os seguidores da religião Bwiti do Gabão e dos Camarões, a ibogaína é o meio indispensável pelo qual os humanos podem comunicar com as profundezas da sua alma e com os espíritos dos seus ancestrais. Vincent Ravalec é francês, escritor e realizador. Mallendi é francês, escritor e autor de outros livros ligados ao xamanismo africano. Agnes Paicheler é francês e investigador na área das ciências sociais.

14) Ecstasy: A Comprehensive Look at the Risks and Benefits of MDMA – Julie Holland

O uso de Ecstasy ou MDMA tem crescido seriamente nos últimos anos, por todo o mundo. Esta é uma obra fundamental sobre os riscos e benefícios desta substância, abordando temas como o tratamento para a depressão, os transtornos de stress pós-traumático, a dor crónica e outras doenças às quais esta substância tem demonstrado ser útil. Julie Holland é psicofarmacologista, psiquiatra norte-americana e monitora médica da Associação MAPS. É autora de vários livros e defensora da utilização consciente de substâncias psicotrópicas como ferramentas do tratamento de saúde mental.

15) Como Mudar a Sua Mente – Michael Pollan (Edição Portuguesa, Prime Books)

Esta obra é uma investigação sobre a revolução médica e científica acerca das substâncias psicadélicas. Aos 60 anos de idade, Michael Pollan começou a investigar como algumas destas medicinas estão a ser usadas terapeuticamente na depressão, ansiedade, dependências, stress pós-traumático, etc. Para complementar esta investigação, o autor levou a cabo experiências, acompanhado por terapeutas experientes, com várias destas substâncias e vislumbrou uma nova fronteira da mente, um novo paradigma terapêutico que nos traz de forma viva e apaixonada neste seu novo livro. Michael Pollan é um jornalista norte-americano, ativista e professor de jornalismo. Escreveu alguns livros sobre botânica e alimentação e, aos 60 anos, sentiu um chamamento para explorar as substâncias psicadélicas, tendo escrito o presente livro, um best seller no New York Times, que tem chegado a milhares de pessoas em todo o mundo. O livro traz muita informação pertinente sobre os psicadélicos e tem chegado a milhares de pessoas em todo o mundo, tendo sido um best seller no New York Times.

Além das obras anteriores, deixo sugestões complementares para quem se interessa por literatura, através de alguns autores clássicos (e algumas obras), muitos deles verdadeiros pioneiros nas descrições destas substâncias.

Os Paraísos Artificiais – Charles Baudelaire (Edição Portuguesa, Editorial Guimarães)

Esta é uma das primeiras obras onde é feita uma descrição elaborada dos efeitos na consciência de algumas substâncias como o haxixe e o ópio. Baudelaire descreve as visões oníricas que experienciou após a ingestão destas substâncias. Este é um livro clássico por referência para quem se interessa sobre este tema dos psicadélicos. Charles Baudelaire foi um poeta francês e é um dos precursores do simbolismo.

As Portas da Perceção – Aldous Huxley (Edição Portuguesa, Editora Antígona) 

Nesta obra são abordados os efeitos transformadores que o autor sentiu com a sua primeira experiência com mescalina. Contém descrições minuciosa das alterações na perceção e outros efeitos com esta substância. Esta obra contribuiu para a grande mudança da geração dos anos 60 do século XX. Deste autor, sugiro outras três outras obras como A Ilha, O Admirável Mundo Novo, e Moksha. Aldous Huxley foi um escritor inglês que marcou profundamente a geração dos anos 60 do Século XX.

Autores da Geração Beat 

A Geração Beat (movimento beat ou ‘beatniks’) surge nos anos 50/60 do século XX, principalmente constituída por escritores e poetas que vieram a tornar-se conhecidos pelo fenómeno cultural que inspiraram, levando uma vida nómada e até fundando comunidades, sendo este o embrião do movimento hippie. Jack Korouac, William Burroughs e Allen Ginsberg estão entre os mais conhecidos. Os dois últimos escreveram em conjunto “Cartas do Yage”, onde estiveram em momentos diferentes em viagem pela América do Sul, entre o Perú e a Colômbia. Os autores partilham nesta obra as cartas enviadas um ao outro relatando as suas experiências com yage / ayahuasca. É por isso também um diário de viagem de grande interesse dentro desta área.

Jack Kerouac. Escritor norte americano, conhecido pela sua obra-prima Pela Estrada Fora, considerada a Bíblia Hippie. 

Allen Ginsberg foi um escritor e poeta norte-americano, filósofo e ativista, considerado como uma das principais figuras desta Geração Beat, ficou conhecido pelo seu livro de poesia Uivo, onde se opõe fortemente contra o militarismo, o materialismo económico e a repressão sexual.

William S. Burroughs foi um escritor, pintor e crítico social norte-americano. As suas obras mais conhecidas são Naked Lunch (Refeição Nua) e Junkie.

Mais sobre o autor, Rui Sebők Bizarro:

· Licenciado em Psicologia Social e do Trabalho;
. Mestre em Psicologia da Saúde e Intervenção Comunitária;
· Facilitador de Respiração Holotrópica certificado pela Grof Transpersonal Training no New Mexico – EUA (entre outras terapias).
. Autor dos livros Respiração Holotrópica: Abordagem Transpessoal (2018),  Errante Intempestivo (2018), e Pétalas que Ardem em Espiral (2019).

Após vários anos de aprendizagem em Portugal, Espanha e noutras culturas como na selva amazónica do Brasil, Peru, E.U.A. e Índia, Rui Bizarro foi tocado por diferentes mestres e facilitadores que muito contribuíram para o seu processo de autoconhecimento e transformação pessoal. Atualmente, a sua intenção é partilhar o que tem vindo a experienciar em si mesmo, ao longo da vida, e poder contribuir para a realização do ser humano. Foi fundador do Projeto Simplesmente em 2006, com o qual se dedica a dinamizar atividades ligadas ao desenvolvimento pessoal e transpessoal. Vive em Tomar, na Quinta de São José dos Montes, desde 2012, desenvolvendo um projeto que inclui Turismo Rural e de Natureza, Quinta Pedagógica, Agricultura Biológica, Equitação Natural e Centro de Retiros e Formações.

Deixe um comentário