Ciência

O Trauma da Experiência Mística (Fundação MIND)

Clique na imagem para ler o artigo original

Neste artigo escrito por Mackenzie Amara, aluna de Doutoramento em Psicologia Clínica, são exploradas as semelhanças fenomenológicas entre o trauma e a experiência mística. O artigo explica o que é uma experiência mística e o que é uma experiência traumática, passando pelas experiências perinatais (conceptualizadas por Stanislav Grof) para uma interpretação do “Trauma do Nascimento” do famoso psicólogo Otto Rank.

A autora afirma que o encontro místico com o numinoso, que pode conter uma quantidade considerável de pavor, ou misterium tremendum, pode ter um efeito catalisador nas mudanças no estilo de vida, inspirando a uma participação na co-criação da própria vida, reforçando o indivíduo como autor da sua própria história. Este tipo de alteração na vida é semelhante à experimentada depois de uma experiência traumática, só que este tipo de mudança é subjetivamente positiva – um trauma invertido, segundo Roland Griffiths.

Este artigo foi escrito para o Blog da MIND Foundation e a tradução portuguesa foi realizada por Carlos Monteiro e Carla Soares.

Deixe um comentário