Educação/ Formação

EMBARK – Promessa de Revolução na Psicoterapia Assistida por Psicadélicos 

Muitos são os modelos e ofertas formativas que têm surgido nos últimos anos na área da Psicoterapia Assistida por Psicadélicos (PAP) (ver artigo Procura Formação e Certificação em Terapia Psicadélica?). Consequentemente, as várias escolas de Psicologia e Psicoterapia têm aplicado princípios teóricos e metodológicos à fenomenologia típica dos estados expandidos de consciência, por forma a criar modelos de compreensão, preparação e integração dos conteúdos emergentes destas experiências. 

No contexto do seu trabalho com a CYBIN, Alexander Belser e Bill Brennan, psicólogos e psicoterapeutas, desenvolveram um modelo transdiagnóstico e integrativo, o modelo EMBARK, desenvolvido após a análise de vários modelos existentes de PAP que mostraram ser eficazes conjuntamente com terapia com psicadélicos (Tabela 1) e comparando as suas vantagens e limitações (Tabela 2). Estes modelos foram separados em dois grupos, um primeiro chamado de “apoio básico” e um segundo de “terapias validadas empiricamente” que se distinguem pela ausência ou presença, respetivamente, de elementos de terapias não-psicadélicas empiricamente validadas como por exemplo a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) ou a Terapia Cognitivo-Comportamental. 

Ein Bild, das Text, Screenshot, Dokument, Karte Menü enthält.  Automatisch generierte Beschreibung
Ein Bild, das Text, Screenshot, Dokument, Schrift enthält.  Automatisch generierte Beschreibung

Entre as limitações encontradas nos vários modelos de PAP analisados, os autores destacam a pouca atenção às manifestações somáticas (em detrimento dos aspetos cognitivos e emocionais) e aos aspetos relacionais (com um ênfase tipicamente na experiência interior e intrapsíquica) que acontecem durante as sessões com psicadélicos. Destacam também uma insuficiente ênfase em aspetos éticos que devem ser considerados com pacientes e participantes em experiências com estados expandidos de consciência. 

Os autores também referem que outra vantagem da aplicação do modelo EMBARK em ensaios clínicos é o ultrapassar do viés de foco em algumas variáveis presentes nos modelos teóricos de base das PAP, ignorando outras. Na perspectiva holística de domínios do EMBARK, toda a fenomenologia emergente da experiência psicadélica é considerada. 

Tendo em conta o melhor e as limitações nos vários modelos de PAP analisados, desenvolveram o modelo EMBARK formado por seis domínios (Existential-Spiritual, Mindfulness, Body-Aware, Affective-Cognitive, Relational, Keeping Momentum) que são aplicados consoante a fase de PAP e a especificidade do processo do cliente em causa, abrindo a possibilidade de uma série de estratégias holísticas de intervenção. 

Ein Bild, das Text, Screenshot, Diagramm, Design enthält.  Automatisch generierte Beschreibung

  • Conteúdos espirituais e místicos que podem trazer uma profunda revisão dos princípios existenciais do individuo (dimensão Existential-Spiritual);
  • Experiências que fazem com que o participante se torne mais capaz de reconhecer estados internos e de responder a eles com uma maior capacidade de auto-compaixão e autorregulação (dimensão Mindfulness)
  • A consciência somática e os fenómenos corporais (dimensão Body-Aware);
  • Experiências de expressão emocional e insights (dimensão Affective-Cognitive);
  • Interações que o indivíduo tem com os terapeutas e com o ambiente exterior durante a sessão psicadélica (dimensão Relational);
  • A importância do trabalho pós-tratamento e na participação ativa do individuo no seu processo em termos de tarefas a serem implementadas (dimensão Keeping Momentum).

Em vez do foco do modelo ser no tipo de intervenções a propor pelos terapeutas (pouco estruturadas no caso dos modelos de “apoio básico” e demasiado estruturadas no caso das abordagens “validadas empiricamente”), os terapeutas formados neste modelo devem focar-se numa serie de tarefas para cada fase do tratamento (por exemplo, “ajudar o participante a compreender a importância de abordar sentimentos e crenças difíceis na sessão de medicina”) que podem ser completadas através de uma vasta gama de intervenções contempladas nos domínios do modelo.

Relativamente à dimensão ética que os autores afirmam não estar devidamente contemplada nos modelos de PAP, o EMBARK assenta em quatro pilares:

  • Cuidados a ter na presença de trauma face ao potencial de aspectos traumáticos emergirem na experiência psicadélica e a necessidade dos terapeutas saberem trabalhar estes conteúdos e estados emocionais;
  • Atenção a aspetos culturais e à especificidade do trabalho com clientes de culturas, raça, gênero ou orientações sexuais diferentes do terapeuta;
  • Rigor ético no sentido dos aspetos específicos de trabalhar com indivíduos em estado ampliado de consciência e a vulnerabilidade associada;
  • Aspetos coletivos reconhecendo que os desafios e sintomas que trazem os indivíduos à PAP nem sempre se resumem a aspetos pessoais e biológicos, mas também coletivos e relacionados com os ambientes em que vivem (discriminação em termos econômicos, culturais, desigualdade de acesso a certos recursos ou falta de suporte comunitário).

O modelo EMBARK está desenhado para ser aplicado às três fases de PAP (preparação, sessões de toma e integração) e apesar de ser uma marca registada da CYBIN Inc. é disponibilizado a qualquer grupo interessado em adotá-lo para os seus ensaios clínicos e investigação e está a ser adaptado a ensaios clínicos para outros quadros psicopatológicos para além daqueles que decorrem na CYBIN. A formação tem a duração de 15 horas num modelo misto de actividades ao vivo e auto-orientadas, preparando os participantes para se tornarem Facilitadores EMBARK Certificados.

Face à sua abrangência, pode também servir de base a uma formação mais aprofundada de terapeutas de PAP. A informação mais detalhada sobre o modelo EMBARK pode ser encontrada gratuitamente neste artigo e todas as informações relativas  à formação podem ser encontradas nesta página

Deixe um comentário