Inês Carmo Figueiredo
Doutoramento
Lisboa, Portugal
Online
Presencial
Médica especialista em Psiquiatria e Saúde Mental. Terapeuta de Integração Psicadélica, certificada pela MIND Foundation for European Science. Formação Especializada em Terapia Cognitivo-Comportamental de 3ª Geração (mindfulness, terapia de aceitação e compromisso focada na compaixão) pelo Instituto CRIAP, e Terapia Somática para o Trauma pelo Embody Lab. Coordenadora do livro “Psicadélicos em Saúde Mental”, publicado em 2023 pela Lidel. Co-fundadora da SPACE.
Foi durante a minha especialização, no decurso de um estágio em Psiquiatria Cultural na Universidade McGill, que me confrontei, pela primeira vez, com uma visão não sectária que mudou de forma determinante o meu posicionamento face às questões da Psiquiatria e, naturalmente, o meu rumo clínico. Desde então, tenho abraçado uma prática integrativa, mediante o estudo cuidadoso e a consequente aplicação de intervenções terapêuticas ecléticas, na qual a terapia psicadélica veio a ocupar um lugar de destaque.
Em 2021, mudei-me para Berlim, tendo iniciado o meu percurso, quer ao nível teórico, quer prático, com a terapia assistida por psicadélicos. Durante três meses tive a oportunidade de realizar um estágio na OVID Praxis, clínica de terapia assistida por ketamina, e, durante esse período, iniciei uma formação anual em terapia assistida por psicadélicos. Foi-me, igualmente, possível experienciar e aprender sobre métodos com o breathwork, e desenvolver um interesse específico pelas intervenções somáticas.
No mesmo ano, co-fundei juntamente com alguns médicos internos, meus colegas, a SPACE (www.space.com.pt), para promover a literacia do potencial clínico da terapia psicadélica.
Desde o início de 2022, que integro a equipa da Liminal Minds, a primeira clínica em Portugal de Terapia Assistida por Psicadélicos, tendo experiência na preparação, acompanhamento e integração de experiências psicadélicas. Mantenho a prática médica privada de consultas de psiquiatria, sendo que, no âmbito destas, procuro avaliar a pessoa como um todo e estabelecer um plano terapêutico individualizado e holístico, mediante a utilização de uma abordagem sensível ao trauma, e a conjugação, consciente e atenta, dos saberes de várias práticas.