Boas Práticas

Guia de Boas Práticas Para o Uso Clínico de Ketamina (SPACE)

No âmbito da missão de contribuir para a regulamentação e desenvolvimento de linhas orientadoras para a aplicação clínica das substâncias psicadélicas, a SPACE (Sociedade Portuguesa para a Aplicação Clínica de Enteógenos) produziu o primeiro documento publicado em Portugal que pretende fundamentar, esclarecer e orientar a utilização eficaz e segura da Ketamina (ou Cetamina) no contexto da saúde mental, mais especificamente na depressão resistente ao tratamento.

Para além de uma completa compilação da evidência científica da utilização de Ketamina para a depressão resistente ao tratamento e dos efeitos neurobiológicos e psicológicos da substância, o documento apresenta evidência e recomendações em 6 dimensões da terapia assistida por Ketamina, nomeadamente:

1) Seleção de pacientes: Nesta secção o guia ressalva a importância da avaliação inicial, os critérios de elegibilidade e considerações médicas e psiquiátricas dos potenciais pacientes. São ainda abordadas as indicações para o tratamento com Ketamina e considerações sobre tratamentos concomitantes.

2) Uso off-label: Abordando a prática comum de prescrição off-label na medicina os autores, focando-se na Ketamina utilizada no tratamento de perturbações psiquiátricas, expandem sobre a base ética e legal e a responsabilidade médica, destacando a importância do consentimento informado e do direito à autonomia do paciente considerando que o profissional é guiado pelos princípios da beneficência e não maleficiência e a evidência disponível.

3) Considerações éticas: Os desafios éticos consequentes do interesse crescente nas terapias assistidas por Ketamina, e o seu uso off-label são objeto de reflexão e são providenciadas orientações no que diz respeito à comunicação pública sobre tratamentos com Ketamina e a utilização do consentimento informado.

4) Administração da ketamina: O guia fornece diretrizes abrangentes para a administração segura de Ketamina, destacando aspetos de dose, monitorização, gestão de efeitos adversos e requisitos de equipamento, com foco no tratamento na depressão.

5) Uso combinado da substância com suporte psicológico e/ou psicoterapia: A pertinência e evidência científica da combinação de Ketamina com intervenções psicológicas são explanadas, sendo de seguida descrita a estrutura de tratamento, nomeadamente no que diz respeito à suas componentes principais: preparação, administração e integração.

6) Requisitos e formação dos profissionais: O guia discute a formação e requisitos necessários para profissionais que apliquem tratamentos com Ketamina, destacando considerações que permitam práticas seguras e eficazes e enfatizando a necessidade de uma formação abrangente nos domínios médico, psicológico e psicadélico. É ainda dada a conhecer a plataforma de intervisão criada pela SPACE que pretende apoiar os profissionais envolvidos em terapias assistidas por Ketamina, promovendo a partilha de experiências e conhecimentos.

O documento, desenvolvido em colaboração com as psicólogas Ana Cruz (Clínica Hugo Madeira) e Maria João Matos Silva (Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa), e o psicólogo João da Fonseca (Liminal Minds), está disponível para acesso livre no site da SPACE.

Deixe um comentário