Educação/ Formação

Aumentar a Segurança em Sessões de Ayahuasca: Curso para Facilitadores (ICEERS)

A ICEERS – International Center for Ethnobotanical Education, Research, and Service – é uma das mais importantes e mais respeitadas organizações europeias sem fins lucrativos com intervenção na área dos psicadélicos, vocacionada especificamente para as plantas psicoativas. No seu website pode ler-se que se dedica a “transformar a relação da sociedade com as plantas psicoativas” através do seu envolvimento “com algumas das questões fundamentais resultantes da globalização da ayahuasca, iboga e outros etnobotânicos”. A sua missão é contribuir para um futuro em que as práticas com plantas psicoativas sejam valorizadas e integradas na sociedade.

O seu projeto mais recente é um novo Curso dirigido a todos quantos estão envolvidos em conduzir ou facilitar sessões com o uso da bebida ayahuasca, exclusivamente concebido para aumentar segurança e reduzir os riscos nestas sessões. O curso resulta da colaboração, nos últimos 5 anos, entre membros da ICEERS e profissionais dedicados à facilitação, investigação científica, medicina e psicologia com relação com ayahuasca, culminando na compilação das melhores práticas para aumentar a segurança e a ética em cerimónias de ayahuasca em contextos não nativos – ou seja, em lugares fora das regiões de origem da ayahuasca.

Jerónimo Mazarrasa, da ICEERS, explica o que vai e não vai constar do curso (premir imagem para ver o vídeo)

Na página do novo curso pode ler-se que “a ayahuasca pode trazer benefícios, mas também riscos, tanto para quem orienta quanto para quem participa”, incluindo “riscos físicos e riscos psicológicos, de interações medicamentosas e desmaios, a comportamentos agressivos” e também riscos associados às interpretações que são feitas das visões e insights decorrentes das sessões. Pode também ler-se que “o contexto urbano apresenta desafios e necessidades particulares que muitas vezes não existem em contextos tradicionais. Há também riscos mais subtis, como relações de natureza tóxica entre guias e participantes.”

Complementarmente, “a insegurança jurídica faz com que a maioria dos guias fora de seus países de origem trabalhem clandestinamente, sem poder recorrer abertamente a médicos, psicólogos e outros profissionais”. Este curso pretende colmatar algumas destas lacunas através de conteúdos visando práticas de preparação antes da sessão e orientações para a atuação durante a sessão. Consiste num programa de 8 módulos ao longo de 6 meses. O programa combina a aprendizagem teórica com o diálogo ao vivo com os instrutores. Será para já leccionado em Castelhano, prevendo-se para mais tarde uma aplicação também em inglês. Inscrições abertas até 6 de junho de 2022.

A ICEERS é também responsável pela produção e divulgação do importante documento Ayahuasca: Guia para Organizadores e Participantes.

Deixe um comentário