Ciência

Três Podcasts Sobre Psicoterapia Assistida por Psicadélicos

Se estás interessado em saber mais sobre psicoterapia assistida por psicadélicos, por mera curiosidade pessoal ou por inclinação profissional, sugerimos três podcasts a não perder com os mais conceituados investigadores psicoterapeutas da atualidade:

The Trip Report Podcast! é um podcast que procura disseminar informação relativamente à evolução dos desenvolvimentos empresariais, científicos e políticos no âmbito dos temas relacionados com o uso de substâncias psicadélicas. Neste episódio, Zack Hagney entrevista o fundador do Center for Addiction Recognition, Treatment, Education, and Recovery” (Vermont, Canadá) e cofundador da Psychedelic Society of Vermont”, Rick Barnett. A conversa entre os dois teve como tema principal o uso (cada vez mais) emergente de substâncias psicadélicas no âmbito da terapia e recuperação de pessoas com adição a drogas e álcool. Sendo alguém que transita profissionalmente de forma fluida nos mundos clínico e de investigação científica, bem como nas redes comunitárias locais e digitais onde residem os curiosos relativamente a estas substâncias, Rick Barnett chama a atenção para a necessidade de educar, apoiar e promover a integração dos psicadélicos juntos das comunidades, e não a sua estigmatização.

Maria Papaspyrou é psicoterapeuta integrativa e facilitadora de constelações sistémicas (Brighton, Reino Unido). Dá palestras, publicou artigos sobre as propriedades sacramentais e curativas dos psicadélicos e é também coeditora do livro Psychedelic Mysteries of the Feminine, contribuindo desta forma para a reintrodução dos psicadélicos na psicoterapia. Neste episódio do podcast “Adventures through the mind”, Maria Papaspyrou explora o potencial sinérgico entre a psicologia Jungiana e o uso de substâncias psicadélicas em geral, particularmente aquando da fase de integração após uma experiência.

Neste episódio de Rebel Spirit Radio, um podcast onde se pretende “explorar as fronteiras da espiritualidade, da consciência, do esotérico e do relacionamento sagrado da humanidade com uma terra viva”, Nick Mather entrevista o Dr. Tim Read, o coeditor do livro “Psychedelics and Psychotherapy” e um dos diretores do Instituto de Terapia Psicadélica (Reino Unido). Tim analisa a evolução da terapia com substâncias psicadélicas, as suas perspetivas relativamente ao futuro neste âmbito, a importância de experimentar novas metodologias, como se tornar um terapeuta neste domínio e, por último, como a opinião do público em geral tem evoluído relativamente a estas práticas. Tim Read aborda também a forma como a terapia com substâncias psicadélicas tem contribuído para influenciar a perceção das pessoas sobre o que é a consciência e como esta pode tornar mais frequentes as sincronicidades.

Deixe um comentário