Conferências

O Modelo Português de Descriminalização das Drogas (Vídeoconferência)

No dia 26 de janeiro de 2023 o SICAD organizou uma video conferência, acessível no YouTube, em que convidou especialistas portugueses para debater os resultados da aplicação modelo português de descriminalização das drogas, cerca de 20 anos após a sua implementação. A moderação foi de Alcina Correia, Psicóloga, terapeuta familiar, e diretora da Direção de Serviços de Monitorização e Informação do SICAD. Como oradores convidados, estiveram presentes:

  • Jorge Quintas, psicólogo e doutorado em criminologia, professor na Escola de Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto;
  • Ximene Rego, psicóloga, doutorada em antropologia, e investigadora integrada no Centro de Investigação em Justiça e Governação da Universidade do Minho;
  • Daniel Martins, químico e coordenador do Serviço Drug Checking, da associação Kosmicare;
  • Adriana Curado, psicóloga e coordenadora de projetos na área das drogas no Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT);
  • Maria Carmo Carvalho, psicóloga e professora auxiliar na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica do Porto.
Premir na imagem para assistir à videoconferência no YouTube

Este evento, descrito em mais detalhe no website do SICAD, surge na sequência de uma sessão sobre o mesmo tema que teve lugar no conferência Lisbon Addictions, em novembro de 2022. Associa-se também à recente publicação do documento “Comportamentos Aditivos: Perspetivas e Desafios” (acessível livremente em PDF), que contou a autoria de vários dos intervenientes nesta videoconferência.

A emergência e a relevância atual do tema dos psicadélicos fizeram com que o mesmo fosse referido na videoconferência, nomeadamente nas intervenções de Maria Carvalho e João Goulão (intervenção final), assim como o foram algumas das organizações que em Portugal atuam na área, casos da Kosmicare e do SafeJourney.

Deixe um comentário