vídeo/áudio

William L. Pickard: Um Novo Embaixador Psicadélico, Após 20 Anos na Prisão

Em julho de 2020, após cumprir 20 anos numa prisão em Tucson, Arizona, William Leonard Pickard foi libertado de uma dupla sentença de prisão perpétua, por produzir LSD. Hoje, Pickard vive e trabalha no Novo México (EUA) e esta é a sua primeira entrevista desde que foi libertado.

(trailer da entrevista)

Filho de uma família diferenciada na Califórnia, e considerado um “futuro intelectual” no liceu, Pickard participou no final do século passado (entre outros, como Nicholas Sand, protagonista no documentário The Sunshine Makers), na produção e distribuição de LSD em larga escala. Os seus motivos misturavam o empreendedorismo amador e libertário com um genuíno sentido de missão procurando garantir que muitos, pelo mundo inteiro, pudessem ter acesso e beneficiar da experiência psicadélica. Vários destes produtores privados acabaram na prisão nos anos 1990s.

Pickard, hoje com 75 anos, é um personagem fascinante e sempre foi um estudioso do mundo das substâncias psicoativas, sendo formado pela Harvard University’s Kennedy School of Government e tendo exercido o cargo de Deputy Director of Drug Policy na Universidade da California. Na prisão, escreveu artigos de natureza académica sobre temas relacionados com o mercado e uso de drogas no mundo e nos EUA (e.g. o problema, ainda muito atual, dos opiáceos) e é também o autor de uma longa obra de ficção, semi-autobiográfica, com o título “The Rose of Paracelsus: On Secrets and Sacraments“, que escreveu inteiramente à mão quando estava na prisão.

Esta entrevista foi conduzida por Anya Oleksiuk, da Sociedade Psicadélica do Reuno Unido, contou com um período de perguntas e respostas por uma audiência, e foi disponibilizada de forma gratuita por ocasião da celebração do Dia da Bicicleta (19 de abril) de 2021. A conversa representa bem a profundidade de pensamento e a notável sensibilidade de Pickard, patente nas suas reflexões sobre a sua vida, sobre o significado da experiência psicadélica, e sobre a sociedade atual. Entre outros temas, faz referência às dificuldades e lições do seu tempo na prisão e comenta, de forma moderada e bem informada, sobre a medicalização e comercialização de psicadélicos na atualidade. Pickard esteve, afetivamente, sempre ligado à “comunidade psicadélica”, mantém-se um observador privilegiado da sua evolução, e continua ligado a alguns dos seus atuais protagonistas.

Este e outros vídeos estão disponíveis no serviço video on demand, pela Sociedade Psicadélica do Reuno Unido.

Deixe um comentário