Podcast (Áudio)

A Terapia Psicadélica no Podcast da American Psychological Association

Speaking of Psychology é um podcast da American Psychological Association (APA), a principal organização científica e profissional que representa a Psicologia nos Estados Unidos, com mais de 157.000 investigadores, educadores, clínicos, consultores e estudantes como membros. Este Podcast semanal destaca as mais recentes e relevantes investigações na área da Psicologia e tem como objetivo a divulgação da ciência psicológica junto do grande público. 

Neste episódio de Março de 2023, Albert Garcia-Romeu, PhD, membro do corpo docente de Psiquiatria e Ciências Comportamentais da Faculdade de Medicina da Universidade John Hopkins, começa por definir a classe de substâncias a que chamamos psicadélicos e como estas substâncias atraíram a atenção não só da psiquiatria e da indústria farmacêutica nos anos 50 e 60 do século XX, como também de vários movimentos culturais que perceberam o potencial destas substâncias em termos do processo criativo e liberdade de expressão.

A história dos psicadélicos é revisitada, desde a criminalização nos anos 70 e consequente paragem da investigação e aplicação clínica, ao ressurgimento nas últimas duas décadas, até à atual aprovação e implementação de programas nos Estados Unidos e Austrália de Psilocibina no tratamento da depressão, adição a substâncias e patologias do foro da ansiedade, de MDMA no tratamento do Stress Pós-traumático e da proliferação da oferta de tratamentos com Ketamina para a depressão resistente ao tratamento. As questões de equidade, diversidade e acessibilidade aos ensaios clínicos e investigação nesta área são também abordadas neste episódio, assim como o tema da microdosagem.  

Depois de explorar o potencial associado à psicoterapia assistida por psicadélicos, a entrevista reflete criticamente sobre a publicidade e divulgação massiva que estas substâncias estão a ter junto do público nos Estados Unidos e o quanto este tipo de sensacionalismo pode ser perigoso, particularmente para os indivíduos em sofrimento e por isso vulneráveis a acreditar que estes tratamentos são uma panaceia que podem curar tudo e todos. 

A entrevista termina com a partilha das principais linhas de investigação atuais e com a convicção de Garcia-Romeu de que estas substância irão revolucionar os cuidados de saúde mental.

Deixe um comentário