Opinião

É Possível Criar uma Indústria Psicadélica Ética, Justa e Sustentável? (Dr. Bronner’s)

Com base no que têm aprendido, durante décadas, no desenvolvimento sustentável da sua emblemática empresa (de produtos de beleza e higiene, de origem natural) mas também nas suas práticas de financiamento filantrópico na área da canábis e dos psicadélicos, os autores oferecem razões para estarmos otimistas e sugerem pistas para o futuro. O principal argumento do texto é a possibilidade da emergente indústria psicadélica passar de um modelo predominante de “capitalismo extrativo” para um modelo construtivo – baseado na reciprocidade, na promoção do acesso equitativo, na filantropia, e na sustentabilidade ambiental. 

Os autores apresentam vários exemplos de práticas compatíveis com este novo modelo, tais como o investimento catalítico (focado no impacto e não no retorno financeiro) que a Dr. Bronner’s tem feito com as organizações MAPS e Instituto Usona; o compromisso com os princípios da Ciência Aberta (Open Science); a reciprocidade e responsabilidade para com as origens culturais dos psicadélicos, por exemplo ajudando a preservar comunidades de uso tradicional ainda ativas (e.g., igrejas que usam Ayahuasca e Peyote como sacramento, nos EUA); e o apoio financeiro a iniciativas legislativas progressistas, como a ‘Decriminalize Denver’, a ‘Decriminalize Nature’ em Washington DC, e sobretudo as pioneiras iniciativas no Estado do Oregon.

Os autores terminam numa nota otimista, afirmando que “embora estejamos preocupados com o rápido florescimento da indústria dos psicadélicos, estamos ao mesmo tempo profundamente inspirados pelas formas como os empresários e líderes comunitários que apoiamos estão a ajudar a prefigurar uma indústria mais ética. Aqueles de nós que acreditam no poder terapêutico e transformador dos psicadélicos podem usar o seu próprio trabalho como uma base para ajudar a construir uma indústria psicadélica – e a próxima geração de soluções para a saúde mental – ao serviço de um mundo verdadeiramente justo, sustentável e equitativo.”. O projeto SafeJourney revê-se nesta posição e encontra nela inspiração para prosseguir o seu trabalho.

Deixe um comentário