notícias

Empreendedores do Oregon Procuram Clientes para os Centros de Psilocibina

A indústria de psilocibina do Oregon, o primeiro mercado regulamentado de cogumelos psilocibina do mundo, está a enfrentar dificuldades para atrair clientes um ano após do seu lançamento. Apesar dos benefícios significativos da terapia com psilocibina, a consciencialização pública ainda é baixa. Empreendedores como Heidi Venture, que dirige o Vital Reset em Hood River, enfatizam a necessidade de melhor divulgação e educação sobre os benefícios terapêuticos do uso supervisionado de psilocibina.

Heidi Venture, fundadora do centro Vital Reset em Hood River, esteve entre cerca de 100 empreendedores locais de psilocibina que participaram numa recente conferência em Portland. Os participantes incluíam proprietários de centros licenciados pelo estado, onde os clientes podem experimentar em segurança os cogumelos que contêm psilocibina, e também guias treinados, conhecidos como facilitadores, que os acompanham na “viagem” de várias horas.

A conferência foi organizada pela Psilocybin Assisted Therapy Association, uma organização sem fins lucrativos que tenta aumentar a consciencialização sobre os benefícios de saúde e espirituais detalhados em estudos sobre o uso supervisionado de psicadélicos como a psilocibina. Os palestrantes relembraram um ano de desafios, burocracia e interesse decrescente em viagens guiadas com cogumelos no modelo legal pioneiro do Oregon. Mas relataram também experiências transformadoras dos seus clientes e comprometeram-se a partilhar informações e a fazer lobby junto dos legisladores para conseguirem melhorias regulatórias.

Uma maioria dos eleitores do Oregon aprovou, em 2020, a Medida 109, que direcionou a Autoridade de Saúde do Oregon para criar um sistema legal para o acesso à psilocibina. Ao contrário da marijuana, os clientes só podem comprar e usar cogumelos de psilocibina sob a supervisão de um facilitador licenciado pelo estado e num centro de serviços reconhecido. Os preços geralmente variam entre $800 e $2500 (dólares US) para uma viagem e duas sessões terapêuticas com um facilitador – embora os defensores digam que descontos estão frequentemente disponíveis.

Ativistas noutros estados estão a observar de perto a experiência do Oregon, incluindo o Colorado, que está a estrear um sistema menos burocrático. Assim como o Oregon, o Colorado licenciará centros e facilitadores, mas também descriminalizou o uso e a partilha de psilocibina e outros psicadélicos.

Quando o primeiro centro de psilocibina do Oregon foi inaugurado em Eugene, em junho de 2023, foi o primeiro no país a oferecer acesso à substância num ambiente licenciado. A psilocibina ainda é ilegal pelas leis federais e categorizada como uma substância de Categoria I, o que significa que é considerada como não tendo qualquer interesse médico ou científico, e com um alto potencial de abuso.

Até ao momento, aproximadamente 3500 clientes fizeram uma viagem supervisionada num dos 25 centros de psilocibina do Oregon. O Healing Advocacy Fund, uma organização sem fins lucrativos que defende a política de psilocibina e que apoia empreendedores, estima que esse número aumentará para cerca de 7000 até ao final do ano. Este número é menor do que alguns observadores esperavam, pois previram um aumento no interesse pela primeira oportunidade legal do país de usar uma substância psicadélica.

O Oregon tem 25 centros licenciados, mas nem todos sobreviveram. Em março, o The Journey, um centro de serviços em Portland, foi o primeiro a fechar devido à falta de clientes. Oregon também viu um aumento no número de programas de formação, que estão a formar centenas de facilitadores. Apesar dos desafios empresariais, os empreendedores psicadélicos do Oregon ficam frequentemente impressionados com o impacto positivo sentido pelos clientes que usam psilocibina, particularmente pessoas com depressão resistente ao tratamento, dependência e trauma.

Para mais detalhes, pode ler o artigo completo aqui.

Deixe um comentário