Educação/ Formação

Uma Proposta de Padronização da Formação em Psicoterapia Assistida por Psicadélicos

No episódio 19 do podcast “The Trip Report”, Zach Hegney conversa com Shirelle Noble, Deb Gardner e Danielle Herrera, membros cofundadores da Beckley Academy. No final de Fevereiro de 2024, foi publicado no website da Beckley Academy “A Psychedelic-Assisted Therapy Learning Framework”, o resultado de um trabalho de pesquisa que compilou 600 fontes relacionadas com Psicoterapia Assistida por Psicadélicos (PAP): publicações de organizações de referência nesta área, referências a competências profissionais para o trabalho com Estados Ampliados de Consciência (EAC), aspetos éticos, informações sobre as várias substâncias usadas em ensaios clínicos e suas aplicações, e princípios de medicina tradicional indígena aplicados ao uso atual destas medicinas milenares.

Estes recursos foram organizados em categorias como ética, responsabilidade cultural, gestão de riscos, aspetos legais, métodos e técnicas terapêuticas, medicina, fases do processo de PAP e competências complementares, resultando em 150 objetivos de formação que conduzem às competências básicas para o trabalho em PAP. Este trabalho inédito e de central importância da Beckley Academy surge num momento em que muitos profissionais de saúde mental e de áreas relacionadas procuram formação específica nesta área.

Respondendo a esta procura, muitas organizações têm criado programas de formação em PAP (ver artigo “Procura Formação Profissional e Certificação em Terapia Psicadélica”), distintos em termos de duração, especificidade, modelos teóricos de base e requisitos de acesso. A Beckley Academy defende que é necessário criar princípios de padronização para a formação em PAP, relativamente a códigos de ética, boas práticas e processo formativo. “A nossa plataforma de aprendizagem ajudará a garantir que os futuros profissionais de PAP são expostos ao que é realmente importante e ajudará a introduzir critérios de aceitação geral em terapia psicadélica”, afirma Deborah Gardner, Diretora de Educação da Beckley Academy.

A PAP está a ganhar um espaço muito importante no campo da psicoterapia, incluindo o trabalho com populações e temáticas que tipicamente não encontram resultados satisfatórios na psicoterapia convencional, como a depressão resistente ao tratamento, o trauma complexo ou o stress pós-traumático e psicopatologia associada. Contudo, ainda não existe uma definição do que é a PAP e quanto o resultado terapêutico depende do componente farmacológico ou psicoterapêutico deste processo. A Beckley Academy, alinhada com a atual investigação, reforça a importância do processo terapêutico, sendo a presença e tipo de intervenção do profissional central nas várias fases da PAP. Contudo, a prática de PAP e de trabalho com EAC implica princípios teóricos e de prática profissional que não estão tipicamente presentes nos modelos psicológicos e psicoterapêuticos ocidentais. As linhas orientadoras da Beckley reforçam a importância da inclusão de aspetos que vão para além do domínio racional e cognitivo, implicando estratégias e modelos que incluam o simbólico, o irracional e o somático em programas de formação que sejam profundamente experienciais.

A Beckley quer contribuir não só para a criação de um padrão de princípios formativos em PAP, mas também oferecer um novo paradigma de formação de terapeutas, no qual os princípios de potencial transformação presente na PAP estejam presentes no próprio processo formativo através de uma formação profundamente relacional e experiencial. Segundo as convidadas deste podcast, estes aspetos não estão presentes na maioria dos programas de formação que estão no mercado. Além do aspeto somático, outros aspetos como abordagens transpessoais precisam de estar presentes nestes programas de formação, face à fenomenologia típica dos EAC. Assim, as linhas orientadoras da Beckley incluem também princípios das medicinas tradicionais indígenas para a prática e investigação com psicadélicos. Todos estes princípios estão presentes na formação oferecida pela Beckley Academy em Relational Psychedelic-Assisted Therapy.

Esta nova plataforma é de uso livre e aberto, incentivando as organizações e os educadores desta área a usar este recurso para a criação de padrões de formação. As linhas orientadoras podem ser pedidas através da página da Beckley Academy “A Psychedelic-Assisted Therapy Learning Framework”. A entrevista pode ser ouvida na íntegra aqui

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