Boas Práticas

MAPS Publica Guia Prático Sobre Integração Psicadélica

A organização MAPS lançou recentemente uma ferramenta valiosa para todos os interessados em explorar o universo da integração psicadélica: o “Integration Workbook” (Guia de Integração).

Este guia pretende ser uma ferramenta prática para auxiliar na compreensão e incorporação dos conteúdos, insights e aprendizagens provenientes de experiências psicadélicas, na vida quotidiana. O propósito é maximizar os benefícios terapêuticos e de desenvolvimento pessoal associados a estas experiências.

A integração, definida como um processo intencional para compreender uma experiência psicadélica e trazer as aprendizagens para a vida quotidiana, é também descrita como sendo uma parte fundamental da utilização de psicadélicos para o desenvolvimento pessoal. Este guia pretende ser um suporte a este processo ao providenciar estrutura para refletir sobre e processar os conteúdos, evocar e preservar os detalhes da experiência, expressar emocõesd; e monitorizar e celebrar o processo de integração. O modelo teórico subjacente a este guia é o Synthesized Model of Integration, desenvolvido em 2022 por investigadores norte-americanos. De acordo com este modelo, os conteúdos de uma experiência psicadélica podem ser integrados em seis domínios, utilizando atividades agrupadas em seis contínuos:

  1. Mente: processamento e integração de emoções e pensamentos ocorridos durante a experiência psicadélica. Atividades como mindfulness ou de dança (contínuo contemplação/expressão) e journaling ou partilha da experiência com outros (contínuo interno/externo) podem ser úteis.
  2. Corpo: integração da conexão com o corpo e as sensações físicas ocorridas durante a experiência psicadélica. Atividades como meditação ou atividade física (contínuo passivo/ativo) podem ser benéficas, tanto como práticas de auto-cuidado, como que desafiadoras dos limites individuais (contínuo auto-cuidado/auto-desafio).
  3. Espírito: Integração e exploração de conteúdos espirituais e existenciais. Pode focar-se em crenças e comportamentos conscientes ou inconscientes (contínuo consciente/inconsciente), através de atividades de criativas ou de reflexão (contínuo criativo/recetivo).
  4. Estilo de vida: Maximização dos efeitos de neuroplasticidade pós-experiência para incorporar mudanças no estilo de vida. Estas mudanças podem envolver tanto práticas de auto-cuidado como desafiantes (contínuo auto-cuidado/auto-desafio) e processos conscientes ou inconscientes (contínuo consciente/inconsciente).
  5. Relações e comunidade: Considerar o impacto das experiências psicadélicas nas relações sociais. Envolve refletir sobre padrões relacionais, ou realizar ações intencionais para fortalecer relacionamentos existentes (continuo interno/externo). Atividades para o desenvolvimento de relacionamentos e comunidade, ou uma atitude de abertura e empatia para com o outro (contínuo criativo/recetivo).
  6. Natureza: Integração de experiência de conexão com a natureza através da reflexão sobre o impacto individual e práticas ambientais (contínuo interno/externo), traduzindo essas práticas em ações individuais ou incorporando a natureza em atividades como a meditação (contínuo contemplação/expressão).

A MAPS enfatiza que a verdadeira magia reside na integração destas experiências nas nossas vidas diárias. A integração é a ponte entre a revelação momentânea e a mudança duradoura, transformando epifanias passageiras em sabedoria duradoura. Permite-nos tecer a tapeçaria dos nossos insights psicadélicos na trama da nossa existência, promovendo o crescimento pessoal, a cura e uma conexão mais profunda connosco mesmos e com o mundo à nossa volta. “Porquê Integrar?” não é apenas uma pergunta, é a chave para desbloquear o potencial completo da tua jornada psicadélica, garantindo que cada passo rumo à autodescoberta se traduza em mudanças significativas e sustentáveis na vida. Reconhecendo a possibilidade da ocorrência de conteúdos intensos e desafiantes, a MAPS destaca a importância do apoio de profissionais qualificados. Se está à procura de apoio para o seu processo de integração, o Diretório de Profissionais SafeJourney contém uma lista de profissionais capacitados para apoiar terceiros no âmbito dos estados ampliados de consciência, com ou sem psicadélicos (nota: caso seja profissional de saúde mental e pretenda integrar o Diretório de Profissionais SafeJourney, pode saber mais AQUI).

Deixe um comentário