Boas Práticas

(Quase) Tudo Sobre o MDMA e a Terapia Assistida Por MDMA (Psychedelic.Support)

O site Psychedelic Support publicou um guia bastante abrangente e rigoroso sobre a terapia assistida por MDMA, destacando o seu potencial no tratamento de condições de saúde mental como a Perturbação de Stress Pós-Traumático. No guia é explicada a classificação do MDMA, a transição do seu uso de contextos recreativos para terapêuticos, apoiado pela Associação Multidisciplinar para Estudos Psicadélicos (MAPS), e detalha a cronologia dos estudos clínicos e regulamentações relacionadas ao MDMA. Além disso, descreve todo o processo da terapia assistida por MDMA, que inclui fases de preparação, experiência aguda com MDMA e integração. Os resultados dos ensaios clínicos são resumidos, evidenciando a eficácia do tratamento em reduzir os sintomas da Perturbação de Stress Pós-Traumático.

A Psychedelic Support é uma plataforma que fornece informações abrangentes sobre o uso de psicadélicos em contextos terapêuticos. A plataforma serve de ponte de ligação entre profissionais de saúde, investigadores e indivíduos interessados em explorar tratamentos assistidos por substâncias psicadélicas, oferecendo uma base de dados de profissionais, recursos educacionais e as últimas novidades na ciência psicadélica.

A metodologia da terapia assistida por MDMA envolve várias fases, incluindo sessões preparatórias, a administração assistida de MDMA e sessões de integração subsequentes, visando criar um ambiente seguro para os pacientes explorarem e integrarem experiências traumáticas. Os resultados dos ensaios clínicos têm sido promissores, demonstrando uma redução significativa dos sintomas de Perturbação de Stress Pós-Traumático em muitos participantes, o que abre caminho para a aplicação desta abordagem em num conjunto mais amplo de condições de saúde mental, como ansiedade, depressão e pertubrações relacionados com o uso de substâncias.

Infografia sobre estrutura das sessões de dosagem

A importância de uma abordagem cautelosa e regulada no uso do MDMA é também enfatizada neste artigo, dadas as potenciais implicações do seu uso em contextos não supervisionados. A supervisão médica rigorosa e a consideração de contraindicações e interações com outros fármacos são fundamentais para garantir a segurança dos pacientes, prometendo um futuro de cura e esperança para muitos.

A MAPS relatou o seguinte resumo das conclusões do seu segundo ensaio da Fase 3: Seis a oito semanas após a terceira sessão de MDMA, 71,2% dos participantes no grupo de tratamento com MDMA tiveram uma perda de diagnóstico (redução de ≥10 pontos da linha de base e não cumprimento mais dos critérios de diagnóstico de PTSD), e 46,2% dos participantes preencheram critérios para remissão (definida como perda de diagnóstico e pontuação total de gravidade do CAPS-5 de 11 ou menos).

Deixe um comentário