O Futuro da Ciência, Medicina e Tecnologia da Experiência Psicadélica?
No centro de gravidade da primeira revolução psicadélica, São Francisco, nasce a Ciência Psicadélica 4.0, sob a direção de Adam Gazzaley, MD, PhD e Robin Carhart-Harris, PhD.
No centro de gravidade da primeira revolução psicadélica, São Francisco, nasce a Ciência Psicadélica 4.0, sob a direção de Adam Gazzaley, MD, PhD e Robin Carhart-Harris, PhD.
Psicólogo, facilitador e conhecedor da história, tradição e aplicações das substâncias psicadélicas, Rui Bizarro descreve livros e autores que o influenciaram.
O Center for Psychedelic Medicine é o último de vários centros de investigação dedicados aos psicadélicos estabelecidos nos EUA e no mundo.
A propósito do lançamento deste website, a psicóloga Maria Carvalho reflete sobre o papel dos psicadélicos na psicoterapia e a importância de informação credível sobre estas substâncias.
Com a ajuda do Observatório Synthesis, propomos quinze documentários fascinantes, disponíveis online, sobre o mundo dos psicadélicos.
Seleção dos 10 (de facto são 12) artigos científicos na área dos psicadélicos com o maior número de citações em outras publicações, em 2020.
Com origem no Imperial College London, os efeitos da microdosagem (sobretudo com LSD ou cogumelos) foram estudados com metodologia inovadora.
A crescente popularidade das substâncias psicadélicas coloca algumas espécies vegetais e animais em risco de extinção. O conhecido podcaster faz apelo vigoroso e dá alternativas.
Alguns especialistas veem a Cetamina, um psicadélico legal, como uma ferramenta para investigar as causas da depressão, e talvez, um dia, a sua cura.
Situado no Massachusetts General Hospital, o Centro vai estudar os mecanismos de ação da psilocibina e do MDMA, com ênfase na saúde mental.
Filme premiado e que contou com a participação dos mais importantes especialistas norte-americanos nesta área, legendado em português.
Artigo que explora a complexidade dos desafios que as entidades reguladoras terão num futuro próximo, no âmbito da disponibilização das substâncias psicadélicas.
Os autores descrevem uma sessão de terapia psicadélica, incluindo a sua preparação, e refletem sobre opções futuras para a sua integração na sociedade.
Charley Wininger surpreende com a publicação de ‘Listening to Ecstasy’, onde aborda a utilização de MDMA com a sua mulher e os efeitos dessa opção na sua vida.
Com a colaboração de Albino Oliveira-Maia e João Fonseca, da Fundação Champalimaud, o artigo aborda o potencial terapêutico da psilocibina e do MDMA.
LSD, psilocibina, ecstasy, ayahuasca. Na Vogue Portuguesa, Mónica Bozinoski descreve o tema desde “as happy trips do passado à saúde mental do presente”.
Entrevista da Visão ao autor, em Dezembro de 2020, a propósito do livro “Como Mudar a Sua Mente”, recentemente traduzido para português (Prime Books).
Maria Carmo Carvalho, professora na Universidade Católica do Porto, descreve o trabalho da Associação Kosmicare em Portugal.
O neurocientista da Fundação Champalimaud aborda os mecanismos de ação dos psicadélicos sobre o sistema da serotonina no cérebro.
O advogado João Taborda da Gama, especialista na área da legislação da canábis, reflete sobre o fenómeno da Ayahuasca em Portugal e no mundo.
A quantidade de MDMA nas pastilhas de “ecstasy” pode ser mais elevada que o esperado. Como reduzir os riscos associados? Daniel Martins, da Kosmicare, explica.
Extenso e detalhado artigo no P2, o primeiro na imprensa portuguesa a descrever desta forma o “ressurgimento psicadélico”.
Reflexão sobre o presente e o futuro da integração das substâncias psicadélicas na sociedade Portuguesa, e sobre o papel de vários agentes neste processo.
Entrevista detalhada de Michael Pollan sobre o panorama atual das substâncias psicadélica e as suas próprias experiências recentes com estes compostos.