Avaliação da Neurotoxicidade do MDMA e Recomendações para a Mitigar
Artigo do website Psychedelic.Support serve como ponto de reflexão acerca dos riscos potenciais do MDMA, sugerindo estratégias a considerar pelo utilizador.
Artigo do website Psychedelic.Support serve como ponto de reflexão acerca dos riscos potenciais do MDMA, sugerindo estratégias a considerar pelo utilizador.
A terapia com psicadélicos é já uma realidade de tratamento para doentes com depressão resistente no SNS. Reportagem alargada do jornal Público.
Este país torna-se o primeiro a permitir acesso a substâncias psicadélicas por prescrição psiquiátrica para tratamento da depressão resistente e do stress pós traumático.
Nos países da América do Norte houve, nas últimas semanas, desenvolvimentos legais importantes para uma maior abertura de acesso ao uso médico e não-médico de psicadélicos.
Neste artigo da Drug Science é relatada de forma breve a história do MDMA, ou Ecstasy, desde a sua primeira sintetização em 1912, até à promissora investigação realizada nos dias de hoje.
Descrição geral e contemporâneo do uso terapêutico de ketamina, incluindo modo de atuação, administração e eficácia, e história do uso do único psicadélico legal para fins médicos.
A Liminal Minds, na Clínica São João de Deus, em Lisboa, trata depressão e outras perturbações mentais com terapia assistida por ketamina – um psicadélico atípico.
Primeira cobertura jornalística de um canal principal de televisão em Portugal sobre a rápida evolução da ciência e terapia com substâncias psicadélicas.
Com a necessidade crescente de facilitadores psicadélicos qualificados, as enfermeiras e os enfermeiros podem estar na linha da frente, dadas as competências que já possuem.
Uma nova organização na área da ciência, medicina e terapia com psicadélicos, com base em Espanha e com o envolvimento ativo da Fundação Beckley (atualizada a 11/12).
Será possível usufruir dos benefícios das substâncias psicadélicas, sem a experiência psicadélica? As opiniões dos investigadores dividem-se.
Dois vídeos, ambos com Alexander Beiner (Breaking Convention, Rebel Wisdom) e vários outros intervenientes identificam e discutem as mais difíceis questões sobre este tema.
Dois artigos diferem na escolha das pessoas mais influentes nesta área. Não há (ainda) Portugueses na lista mas há um claro beneficiário: o/a leitor(a) do SafeJourney!
Robin Carhart-Harris e David Nutt discutem os últimos resultados do estudo no Imperial College London (PsiloDep II) publicados ontem na prestigiada revista média, e muito mais.
No centro de gravidade da primeira revolução psicadélica, São Francisco, nasce a Ciência Psicadélica 4.0, sob a direção de Adam Gazzaley, MD, PhD e Robin Carhart-Harris, PhD.
O Center for Psychedelic Medicine é o último de vários centros de investigação dedicados aos psicadélicos estabelecidos nos EUA e no mundo.
Seleção dos 10 (de facto são 12) artigos científicos na área dos psicadélicos com o maior número de citações em outras publicações, em 2020.
Alguns especialistas veem a Cetamina, um psicadélico legal, como uma ferramenta para investigar as causas da depressão, e talvez, um dia, a sua cura.
Situado no Massachusetts General Hospital, o Centro vai estudar os mecanismos de ação da psilocibina e do MDMA, com ênfase na saúde mental.
Artigo que explora a complexidade dos desafios que as entidades reguladoras terão num futuro próximo, no âmbito da disponibilização das substâncias psicadélicas.
Com a colaboração de Albino Oliveira-Maia e João Fonseca, da Fundação Champalimaud, o artigo aborda o potencial terapêutico da psilocibina e do MDMA.
LSD, psilocibina, ecstasy, ayahuasca. Na Vogue Portuguesa, Mónica Bozinoski descreve o tema desde “as happy trips do passado à saúde mental do presente”.
O neurocientista da Fundação Champalimaud aborda os mecanismos de ação dos psicadélicos sobre o sistema da serotonina no cérebro.
Extenso e detalhado artigo no P2, da autoria de Pedro Teixeira, o primeiro deste tipo na imprensa portuguesa a descrever o “ressurgimento psicadélico” e vários dos temas associados.