Psiquiatra João Ribeiro Entrevistado pela Plataforma Jornalística “Gerador”
Uma entrevista abrangente sobre o potencial das terapias com psicadélicos na atualidade e no futuro, salientando a urgência de novos paradigmas nos cuidados de saúde mental.
Uma entrevista abrangente sobre o potencial das terapias com psicadélicos na atualidade e no futuro, salientando a urgência de novos paradigmas nos cuidados de saúde mental.
Este país torna-se o primeiro a permitir acesso a substâncias psicadélicas por prescrição psiquiátrica para tratamento da depressão resistente e do stress pós traumático.
Académicos, especialistas em ética e profissionais de saúde mental portugueses lançam o tema para debate em artigo de opinião na revista Nature Medicine.
Nesta apresentação o psiquiatra e investigador fala sobre como as substâncias psicadélicas podem ajudar-nos a compreender a consciência e revolucionar a área da saúde mental.
O SafeJourney foi à procura das oportunidades para a obter, online e/ou presencialmente, e a oferta é surpreendentemente elevada e diversificada (atualizado maio 2023).
O humorista António Raminhos recebeu o psiquiatra João Costa Ribeiro no seu Podcast, para uma conversa abrangente e descontraída sobre psicadélicos e saúde mental.
Artigo do website Psychedelic.Support serve como ponto de reflexão acerca dos riscos potenciais do MDMA, sugerindo estratégias a considerar pelo utilizador.
O psicoterapeuta Ivar Goksøyr, especialista em terapias com MDMA, irá dinamizar uma formação em terapia assistida por MDMA a iniciar no dia 16 de março.
A terapia com psicadélicos é já uma realidade de tratamento para doentes com depressão resistente no SNS. Reportagem alargada do jornal Público.
Nos países da América do Norte houve, nas últimas semanas, desenvolvimentos legais importantes para uma maior abertura de acesso ao uso médico e não-médico de psicadélicos.
Este artigo explora uma potencial explicação do efeito da psilocibina no cérebro que possibilita aos pacientes terem novas perspetivas e alterar os seus comportamentos.
Este artigo explora as semelhanças fenomenológicas entre o trauma e a experiência mística, dissertando sobre a relação destas experiências e o potencial para alterações profundas no indivíduo.
Um recente artigo de revisão analisa possíveis mecanismos terapêuticos da psicoterapia assistida por psicadélicos através de relatos na primeira pessoa dos próprios participantes.
Descrição geral e contemporâneo do uso terapêutico de ketamina, incluindo modo de atuação, administração e eficácia, e história do uso do único psicadélico legal para fins médicos.
Primeira cobertura jornalística de um canal principal de televisão em Portugal sobre a rápida evolução da ciência e terapia com substâncias psicadélicas.
Este artigo explora a relação entre a música, o cérebro e os psicadélicos. Terá a música um papel importante no processo terapêutico assistido por psicadélicos?
Será possível usufruir dos benefícios das substâncias psicadélicas, sem a experiência psicadélica? As opiniões dos investigadores dividem-se.
Robin Carhart-Harris e David Nutt discutem os últimos resultados do estudo no Imperial College London (PsiloDep II) publicados ontem na prestigiada revista média, e muito mais.
Seleção dos 10 (de facto são 12) artigos científicos na área dos psicadélicos com o maior número de citações em outras publicações, em 2020.
Alguns especialistas veem a Cetamina, um psicadélico legal, como uma ferramenta para investigar as causas da depressão, e talvez, um dia, a sua cura.
Os autores descrevem uma sessão de terapia psicadélica, incluindo a sua preparação, e refletem sobre opções futuras para a sua integração na sociedade.
Charley Wininger surpreende com a publicação de ‘Listening to Ecstasy’, onde aborda a utilização de MDMA com a sua mulher e os efeitos dessa opção na sua vida.
Com a colaboração de Albino Oliveira-Maia e João Fonseca, da Fundação Champalimaud, o artigo aborda o potencial terapêutico da psilocibina e do MDMA.
LSD, psilocibina, ecstasy, ayahuasca. Na Vogue Portuguesa, Mónica Bozinoski descreve o tema desde “as happy trips do passado à saúde mental do presente”.